Os problemas no coletor de escape dos Discovery TD5 são bastante comuns, especialmente em carros com alteração de potência, onde este acréscimo implica uma maior temperatura nos gases de saída, e como tal, um maior esforço nos pernes de ligação e em toda a estrutura de apoio.
Desde que tenho o carro (fevereiro de 2006) esta é a segunda vez que tenho problemas na linha de escape. A primeira foi em maio de 2010, e na altura a Autosueco trocou a peça toda porque o problema foi dentro da malha de aço dentro do escape (na zona do motor). Desta feita, e porque trocar a peça toda é relativamente caro, decidi tentar arranjar a peça.
O trabalho foi efetuado pelo Luís Braga (LB4x4.com), que foi um dos mecânicos que nos acompanhou na expedição à Mauritânia. |
Eu sou apologista de colocar as peças novas e não reparar, pois só assim consigo manter a confiança no carro para exigir dele o que exijo nos vários passeios e expedições que fazemos. Para fazer reparações em vez de trocar a peça é preciso ter confiança na pessoa que vai efetuar o trabalho (existe muito sapateiro por ai…imaginem que ao trocar os pinos de aperto na cabeça, alargam os buracos…da próxima vez que quiser montar a peça original como é?).
Após desmontar, a peça em causa desta vez era mesmo junto à cabeça, part number LKG100470. Como podem ver pelas fotos, a peça estava desfeita num dos lados, e até os pinos de aperto estavam partidos, com várias rachas (infelizmente não consegui uma foto onde fosse visível).
A reparação foi feita, e espero que aguente mais outros 3 anos.