Coletor de escape – reparação

Publicado por em 19 de Junho de 2013

Os problemas no coletor de escape dos Discovery TD5 são bastante comuns, especialmente em carros com alteração de potência, onde este acréscimo implica uma maior temperatura nos gases de saída, e como tal, um maior esforço nos pernes de ligação e em toda a estrutura de apoio.

Desde que tenho o carro (fevereiro de 2006) esta é a segunda vez que tenho problemas na linha de escape. A primeira foi em maio de 2010, e na altura a Autosueco trocou a peça toda porque o problema foi dentro da malha de aço dentro do escape (na zona do motor). Desta feita, e porque trocar a peça toda é relativamente caro, decidi tentar arranjar a peça.

O trabalho foi efetuado pelo Luís Braga (LB4x4.com), que foi um dos mecânicos que nos acompanhou na expedição à Mauritânia. |
Eu sou apologista de colocar as peças novas e não reparar, pois só assim consigo manter a confiança no carro para exigir dele o que exijo nos vários passeios e expedições que fazemos. Para fazer reparações em vez de trocar a peça é preciso ter confiança na pessoa que vai efetuar o trabalho (existe muito sapateiro por ai…imaginem que ao trocar os pinos de aperto na cabeça, alargam os buracos…da próxima vez que quiser montar a peça original como é?).

Após desmontar, a peça em causa desta vez era mesmo junto à cabeça, part number LKG100470. Como podem ver pelas fotos, a peça estava desfeita num dos lados, e até os pinos de aperto estavam partidos, com várias rachas (infelizmente não consegui uma foto onde fosse visível).

A reparação foi feita, e espero que aguente mais outros 3 anos.

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