Land Rover Discovery II (2001/01)
- Cruise Control
- Suspensão:
– Frente: Molas OME 779 + Amortecedores OME Nitrocharger Sport 60024
– Traseira: Balões originais com calço +2″ + Amortecedores OME Nitrocharger Sport 60025 + Tubos travão Goodridge +2″ - 5 x Pneus BF Goodrich Mud-Terrain 245/75 para todo-o-terreno em jantes de liga-leve originais Range Rover DSE – Ver artigo
- 5 x Pneus General Grabber AT 245/75R16 especialmente dedicados às areias Marroquinas!
- Proteções QT nos diferenciais – Ver artigo
- Proteção AFN para as barras de direção – Ver artigo
- Parachoques frontal AFN com berço para guincho – Ver artigo
- Proteção AFN para a caixa de transferências – Ver artigo
- Guincho T-Max Outback 12.500 lbs – Ver artigo
- Intercooler Allisport de grandes dimensões – Ver artigo
- Centralina modificada para 190,2 CV de potência e 365,8 NM de binário – Ver artigo
- Colunas Hertz ESK165 – Ver artigo
- Rádio Alpine CDE-133BT (artigo em breve)
- Garmin Montana 600 (artigo em breve)
- Nanocom Evolution – Ver artigo
- KIT Anulação EGR Alive Tunning – Ver artigo
- Compressor ARB CKMTA12 fixo, com tomada de ar no para-choques (artigo em breve)
- Segunda bateria, Otima YellowTop 75Ah (artigo em breve)
- Snorkell Safari (artigo em breve)
Pequeno Historial
dezembro 2017 (195.396)
-Substituição diferencial traseiro.
-Substituição cubo roda traseiro esquerdo
outubro 2017 (194.986)
-Substituição buzinas.
-Substituição tubo embraiagem.
setembro 2017 (190.527)
-Substituição flanges diferencial traseiro e dianteiro.
-Substituição dos oringes cablagem injetores.
Agosto 2017 (189.700)
-Substituição da poli da cambota.
julho 2017 (189.100)
-Substituição pastilhas travão traseiras.
fevereiro 2017 (178.000)
-Tratamento antiferrugem da parte inferior.
setembro 2016 (176.263)
-Substituição balão suspensão traseira, lado esquerdo.
-Substituição da embraiagem.
-Desmontagem das duas caixas (velocidades e transferências), abertura para substituição de vedantes.
novembro 2015 (169.544)
-Substituição radiador ar condicionado (favos estavam desfeitos).
setembro 2015 (168.505)
-Reaperto chassis; teste pressão sistema intercooler; filtro combustível; filtro habitáculo; pastilhas travão frente.
julho 2015 (165.800)
-Substituição balão traseiro direito (no meio de uma pista em Marrocos, achei que tinha furado…afinal era problema no compressor, mas o balão ficou lá).
maio 2015 (161.618)
-Substituição da calha do vidro traseiro direito.
-Instalação, de modo fixo, de um compressor ARB CKMTA12.
-Instalação de segunda bateria.
-instalação de Snorkell Safari.
abril 2015 (161.618)
-Substituição do forro do teto.
-Substituição do controlo remoto do guincho.
março 2015 (162.300)
-Substituição das travessas frente (abj700012).
dezembro 2014 (158.050)
– Manutenção guincho T-Max – Ver artigo.
novembro 2014 (157.475)
-Substituição do compressor da suspensão e das tubagens de ar.
outubro 2014 (157.000)
-Substituição dos suportes para-choques frente.
junho 2014 (155.071)
– Revisão (após regresso da Mauritânia, troca de óleos e filtros e reparações).
março 2014 (145.929)
– Revisão (após regresso de Marrocos, troca de óleos e filtros).
– Substituição da bateria.
setembro 2013 (140.000)
– 6 x Pneus General Grabber AT 245/75R16.
setembro 2013 (139.696)
– Mini revisão antes de ir para Marrocos.
agosto 2013 (139.050)
– Substituição do KIT de acoplamento do veio de transmissão – Ver artigo.
– Substituição das proteções dos diferenciais – Ver artigo.
julho 2013 (138.136)
– Substituição escovas frente.
junho 2013 (137.000)
– Reparação coletor de escape. Desta vez decidi não substituir a peça mas mandar reparar.
– Substituição tensor correia auxiliar.
novembro 2012 (133.000)
– Substituição: compressor do ar condicionado, diferencial da frente, trinco porta traseira.
– Mudança de filtros, óleos; Pastilhas travão traseiras.
junho 2012
– Substitução da caixa de transferências. Ver artigo
abril 2012
– Substitução dos vedantes das caixas velocidades e transferências. Ver artigo
Apesar de ter os vedantes trocados, a oficina andou às voltas com isto…montaram os vedantes por duas vezes, mas ficou sempre a pingar um pouco. Nada do que estava antes, mas ainda assim pinga. Segundo me indicaram, será da própria caixa de transferências que está a deixar passar um pouco de óleo… estranho. Vou fazer uns KMs e depois volto para reavalização.
– Substituição dos vedantes cambota.
– Substituição do fecho da porta do condutor.
– Substituição da ventoinha do motor. Ver artigo
Queixei-me de um ruído estranho (ver aqui), e a Autosueco indicou que seria do ventilador… não era! O carro voltou e o barulho está lá na mesma. Vou voltar à oficina para lhes mostrar que deve ser do que eu avisei logo, o rotor.
Update 11/04/2012 – Hoje estive na Autosueco a ver esta questão. O ruído, segundo eles (e todos os donos de TD5 que contactei) é normal. Não percebo é como nunca notei antes… mas enfim. Quanto à ventoinha que trocaram, o mecânico indicou-me que estava mesmo avariada. O viscoso deixou de funcionar, ou seja, mesmo com o aquecimento aquilo não rodava.
dezembro 2011
– Depois de um excelente almoço em Folgosinho, o regresso deveria ser feito em TT, com recurso a uma track que tinha desde Folgosinho até perto de Manteigas… mas o ficheiro estava estragado e vim a fazer navegação… algo correu mal no meu da viagem, e um pau bateu no farol da frente, destruindo o vidro. Felizmente a comunidade Land Rover foi uma mais-valia. Pedi, no fórum, se alguém tinha um em segunda mão… e surpresa das surpresas: deram-me um! Está montado e pronto para outra.
outubro de 2011
-Pára-brisas solto. Desde o início do ano que noto uma pancada (forte) quando o carro salta mais, ou ando em piso irregular acima de uma certa velocidade, e sempre me pareceu algo vindo da frente, da zona do motor… mas a verdade é que até agora não tinha conseguido perceber o que era. A semana passada descobri: o vidro da frente estava solto. Foi desmontado, colocada nova cola, substituida a borracha que faz o friso superior. Este episódio vem apenas reforçar a minha convição em ter as coisas bem feitas… aparentemente, o vidro da frente já tinha sido substituído pelo dono anterior… e não o fez numa casa como deve de ser… e o resultado foi este. Tratei de tudo na Land Rover… é caro, mas fica bem feito.
Fevereiro de 2011
-O compressor da suspensão começou a fazer ruídos estranhos… e estava sempre a trabalhar quando tinha o carro ligado. Teve de ser substituído antes que falhasse.
Dezembro de 2010
-Suspensão atualizada.
-Nanocom Evolution. Ver artigo
Maio de 2010
-A protecção das barras de direcção já está reparada e de volta ao lugar. Ver artigo
-Novidades Fresquinhas: Destinos Land Rover One Shot, Cartaxo – dei uma pancada forte com a proteção das barras, que entortou um dos apoios, fazendo-a subir…e impedindo as barras de direção de se mexerem livremente…mais um trabalho para desmontar aquela bodega! Ver artigo
-Substituição veio de transmissão da frente. A cruzeta estava com folga, e neste carro, a cruzeta vem cravada no veio da frente.
-Substituição do tubo de escape (tinha partido na ligação do motor, dentro da malha de aço). Nova peça instalada já é diferente, parece mais robusta nesse ponto.
Abril de 2010
-Substituição balão da suspensão traseiro, lado do condutor. (furou a meio de uma pista em Marrocos. Lá diz o ditado que pessoa prevenida vale por dois, e eu já levava na bagagem um balão sobresselente porque sabia que aquele não estava bom).
Março de 2010
-Substituição radiador (estava furado).
-Substituição válvula wastegate (carro engasgava-se).
Setembro de 2009
-Instalação de colunas novas na frente, Hertz ESK165, e passagem das originais para as portas traseiras. Ver artigo
Maio de 2009
-Instalação de centralina modificada com 190,2 CV e 365,8 NM. Ver artigo
-Instalação de Intercooler Allisport de grandes dimensões. Ver artigo
Março de 2009
-Instalação de guincho T-Max Outback 12.500 lbs. Ver artigo
Instalação de protecção AFN para a caixa de transferências. Ver artigo
Março de 2008
-Instalação de gancho suplementar para reboque na traseira, mais perto do extremo que o de origem. Ver artigo
Instalação de parachoques frontal da AFN com berço para guincho e respectivas protecções das barras de direcção. Ver artigo
Montagem de calços na suspensão pneumática traseira para compensar aumento de altura na frente devido às molas montadas em Março de 2006. Ver artigo
Janeiro de 2008
-Substituído tubo de saída do turbo. Estava roto e como tal, o carro tinha menos força e ouvia-se nitidamente o assoprar.
-Pequenas gotas de óleo aparecem no chão, na zona da caixa. A adicionar a isso, quando a frio, as mudanças custam a entrar. Foi para a revisão dos 80.000 Km, onde foi diagnosticado problema nos vedantes das caixas. Só tirando as caixas fora e substituindo os vedantes é que a coisa se resolve. Estamos a falar de qualquer coisa como 1.000 euros. Fica para segundas núpcias, quando tiver de trocar a embraiagem, aproveita-se a mão-de-obra, uma vez que para essa operação também é preciso tirar fora a caixa.
Novembro de 2007
-Corte do parachoques frontal. Ver artigo
-Construcção de peça para protecção do depósito de água do esguicho.
-Instalação de protecções nos diferenciais. Ver artigo
Agosto de 2007
-6 BF Goodrich AT 235/70R16.
-Apoio do pneu traseiro substituído, após ter partido um dos pernes.
-Problema com AC resolvido. Mandava ar apenas para o vidro. Foi um “ferrinho” que faz parte do mecanismo de controlo que se soltou.
Outubro de 2006
-Montagem de chapa no tablier com todos os aparelhos (GPS, Terratrip, rádio, etc)
-Barra de luzes adicionais.
Agosto de 2006
-Pneus de tracção BF Goodrich Mud Terrain 245/75R16
Julho de 2006
-5 jantes adicionais para montar pneus de tracção
-Tampas centrais para as jantes
-Aro dos faróis de nevoeiro
-5 Pneus Michelin XPC 235/70R16 em 2ª mão, mas excelente estado
-Protecções de acrílicos para os faróis (chegaram todas partidas!!)
-Capas para os bancos da frente e para os traseiros originais Land Rover
Junho de 2006
-2 redes para prender a carga na mala
-Cruise Control
Março de 2006
-Molas Defender para a frente
Fevereiro de 2006
-Compra do carro com 55.000 KM