…este kit para o Discovery TD5.
Já escrevi, em fóruns, vários posts sobre este assunto e até ao momento sempre achei que não se devia alterar esta parte, mas o tempo passa e… a opinião muda!
Sempre defendi que a anulação da EGR não era uma alteração que fizesse grande sentido. A grande maioria das pessoas apenas o faz porque a ‘borboleta’ ganha sujidade, e depois começa a funcionar mal, afetando o desempenho do carro, mas a grande verdade é que mantendo a peça como se mantém as restantes, o sistema funciona sem problemas. Eu próprio já fiz (tecnicamente é mais correto dizer “mandei fazer”) esta operação no meu sistema, e o carro tem apenas 137 mil KM.
A minha EGR funciona sem problemas, e faz o que é suposto: a baixa rotação força a recirculação de gases de escape juntamente com o ar utilizado na combustão. Quando é preciso mais potência, a ‘borboleta’ fecha, e o ar que entra para o motor é apenas ar limpo.
Em todo o caso, e quando a baixa rotação, esta recirculação leva algum lixo para dentro do motor, o que certamente não lhe faz bem nenhum… e uma vez que o Discovery 2 ainda tem de durar, decidi então instalar o KIT de anulação da EGR para que, mesmo a baixa rotação, só entre ar limpo para dentro do motor.
Vi vários KITs similares, mas depois de ler bastante decidi optar pelo KIT da Alive Tunning que me pareceu ser um dos que mais garantias dava a nível de qualidade do material e até pormenores na qualidade de construção.
Em breve farei a montagem do KIT, devidamente registado em fotos para um artigo a colocar aqui no site.
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