Nesta secção estão partilhadas as tracks feitas por mim, em passeios organizados, reconhecimentos, passeios free-style, etc.
Se existir um artigo específico sobre o passeio em causa, a track está dentro do artigo. Caso contrário pode fazer o download diretamente desta página.
Na Neve da Serra – Ler artigo
23 e 24 de fevereiro de 2013
Expedição Mauritânia 2012 – Abraços Sentidos (Clube LeirividaTT) – Ler artigo
25 de setembro a 12 de outubro de 2012
20120925-Ceuta-Casablanca.gpx (Ceuta, Terminal de Ferrys – Casablanca)
20120926-Casablanca-TanTan.gpx (Casablanca – Tan Tan)
20120927-TanTan-Dakhla.gpx (Tan Tan- Dakhla)
Restantes a serem publicadas brevemente…
NavCanha 2011 – Ler artigo
22 de outubro de 2011
30º Aniversário Revista Turbo – Ler artigo
14 e 15 de outubro de 2011
Emotions Land Rover 2011 – Figueira da Foz – Ler artigo
15 a 17 de abril de 2011
VII Rota do Lobo, GaTTal – Download Track
20 de Março de 2011
Solama Aljustrel, NTTA – Ler artigo
29 de Janeiro de 2011
Passeio Serra da Estrela, 4×4 Portugal – Ler artigo
7 a 9 de Janeiro de 2011
Marrocos 2010 – Ler artigo
2 a 11 de Abril de 2010
Marrocos_2010_Dia01.plt (Tânger, Terminal de Ferrys – Plage Des Nations)
Marrocos_2010_Dia02.plt (Plage Des Nations – Marrakesh)
Marrocos_2010_Dia03.plt (Marrakesh – Ourzazate)
Marrocos_2010_Dia04.plt (Ourzazate – M’Hammid)
Marrocos_2010_Dia05.plt (M’Hammid)
Marrocos_2010_Dia06.plt (M’Hammid – Merzouga, Erg Chebbi) – Um problema no PDA fez com que não gravasse grande parte da track. Marrocos_2010_Dia07.plt (Merzouga, Erg Chebbi)
Marrocos_2010_Dia08.plt (Merzouga, Erg Chebbi – Fes)
Marrocos_2010_Dia09.plt (Fes – Chefchaouen)
Marrocos_2010_Dia10.plt (Chefchaouen – Tânger, Terminal de Ferrys)
Destinos Land Rover One Shot Arraiolos, Land Portugal – Download Track
30 de Maio de 2009
20ª Rota Histórica Land Rover, Clube Escape Livre – Download Track
15 a 17 de Maio de 2009 – Guarda
4º Encontro Fórum Land Rover – Download Track
28 de Março de 2009 – Sintra
Passeio Templários – Zêzere – Chícharo – Clube Amigos d’Aventtura – Download Track
29 de Novembro de 2008 – Tomar
4º Destinos Land Rover, Land Portugal – Download Track
8 e 9 de Novembro de 2008 – Leiria
2º Passeio Outono, Montijo – Tróia-Lousal-Tróia, Clube Amigos d’AvenTTura – Download Track
25, 26 de Outubro de 2008
Lousã – Serra da Estrela – Download Track
13 a 15 de Junho de 2008
Percurso Vila Nova de Milfontes – Porto Côvo – Download Track
25 de Maio de 2008
Expedição Marrocos 2008 – Rotas do Sul, Clube Amigos d’AvenTTura – Ler artigo
25 de Abril a 3 de Maio de 2008
Dia_01-Lisboa_Moulay-Bousselham.plt
Dia_02_Moulay-Bousselham-Goulmima.plt
Dia_03_Goulmima-El-Kelaa-Mgouna.plt
Dia_04_el-kelaa-mgouna-mhamid.plt
Dia_05_mhamid.plt *Dia_06_mhamid-erg-chebi.plt
Dia_07_erg-chebi_erfoud.plt
Dia_08_erfoud-meknes.plt
Dia_09_meknes-chefchaouen.plt
Dia_10_chefchaouen-tanger.plt
3º Encontro Fórum Land Rover em Sintra – Download Track
23 de Fevereiro de 2008
1º Passeio de Verão – Por Terras de Alcobaça, Clube Amigos d’AvenTTura – Download Track
27 de Outubro de 2007
Expedição Marrocos 2007 – Do Alto Altas ao Deserto, Clube Amigos d’AvenTTura – Ler artigo
1 a 13 de Outubro de 2007
Dia 04 – Marrakech-Ouarzazate.plt
Dia 05 – Ouarzazate-Tinehrir.plt
Dia 06 – Tinehrir-Tazzarine.plt
Dia 07 – Tazzarine-Merzouga.plt
Dia 09 – Merzouga-Erfoud.plt
Dia 10 – Erfoud-Goulmima.plt
Dia 11 – Goulmima-Volubilis.plt
Dia 12 – Volubilis-Tanger.plt
Olá Pedro,
Gostava de saber que programa usar para ver o track de Sintra e saber mais informação sobre o trilho (dificuldade, estado,…).
Obrigada!
Olá, Catarina.
As tracks foram produzidas com o programa que utilizava na altura, o OziExplorer.
Quanto ao resto das questões…a dificuldade, na altura que fiz, era baixa (qualquer SUV com tração às quatro rodas passa sem problemas), mas já passaram alguns anos, pelo que alguns dos caminhos poderão já não existir, ou até estarem destruídos e por isso intransitáveis, ou com maior grau de dificuldade.
Abraço.
Boa tarde Pedro Machado
Parabéns por toda a sua informação
Como pretendo dentro de dois meses fazer uma expedição a África e ando a preparar o meu Terrano II 3.0 comercial venho aproveitar a sua experiência quanto à pneus. Os que tenho são 235/65R17 de uma marca barata e pouco conhecida. Queria comprar uns melhores e maiores. Claro como se diz que o top são os BF goodrich era nesses que estava a pensar. Só que para jante 17 só há 245/70 ou 245/75. Que dimensão me aconselha ? Haverá alguma publicação recente idêntica àquela que publicou ? Ou essa estará actualizada ?
Caro José Carvalho,
A medida que indica ter não é a original do carro, pois não? Pelo que sei o Terreno II 3.0 permite 235/75R15 ou o 235/70R16.
Esses que tem são um pouco mais altos (muito ligeiramente).
A jante de 17 não é a ideal para todo-o-terreno…implica uma lateral de pneu mais baixa.
Em qualquer dos casos, a BF nos pneus AT não tem muitas medidas para jante de 17″…tem os 225/65R17 (um bocado mais pequenos que os de origem e que não recomendo de todo) e depois salta logo para os 245/65R17 que já são maiores que os seus atuais. Acima disto, acho que é exagerar e estará a esforçar a transmissão.
Se for para os BF MUD, então os mais pequenos são os 245/70R17…mas isto já tem uma boa diferença para os seus atuais…terá de ver se não batem em nada, quando roda a direção com a suspensão toda subida (num cruzamento de eixos). Ainda assim, o esforço na transmissão é elevado.
Não tenho conhecimento de nenhuma revista ou outro meio que tenha feito um teste como aquele que tenho aqui publicado. Infelizmente, é coisa que não é habitual ver publicado, mas o que tenho publicado não contempla os novos modelos da BF.
Abraço e boa viagem.
Olá Pedro Machado
Eu comprei o jipe novo e ele vinha equipado com estes pneus que falei 235/65 R17. Tenho neste momento montados uns com cerca de 6000 km Lassa AT (linha branca da Bridgestone). Mas como vou fazer em Janeiro uma expedição à Guiné, o organizador recomenda que compre uns melhores e aconselha BF Goodrich e dado que a jante é 17, na sua opinião e ele é um homem com grande experiência, aconselha o 245/75. O mecânico que me está a rever o jipe , também com muita experiência TT acha o upgrade exagerado, é portanto da sua opinião, e uma vez que tenho de ir para o 245 sugere que compre o 245/70 e não o 245/75. Mas na opinião dele, a melhor medida seria a que eu tenho actualmente 235/65 R17.
Bem depois desta troca de opiniões acho que vou comprar o 245/70 R17, ou então tentar comprar umas jantes 16 e aí as possibilidades são bem maiores, provavelmente o 235/70 R16. Concorda?
Grande abraço
Olá, José.
O colocar pneus maiores vai, sem dúvida nenhuma, diminuir-lhe a fiabilidade do carro.
Agora, esse diminuir pode ser, ou não, justificável e/ou aceitável. Isto, obviamente, depende de carro para carro, da resistência dos materiais de cada um (semieixos, veios de transmissão, etc).
Na minha opinião, um pequeno aumento não é desastroso, pois no fundo estaremos a tentar utilizar a margem de segurança dos materiais.
Grandes aumentos já são mais perigosos, e podem levar as peças adjacentes a partirem com mais facilidade.
Se a sua ideia é montar o modelo MUD, então realmente a mais pequena que consegue é os 245/70R17. Se for para os AT, já tem os 245/65R17 que são ligeiramente mais baixos que os MUD.
A colocar jantes de 16″, e como diz e bem, as possibilidades aumentam. Pode colocar a medida de origem (235/70R16) mas também pode colocar um bocadinho maiores (dentro de uma margem de 5% a meu ver será aceitável).
Mas será que justifica o investimento em 5 jantes? Se já tem as de 17″, eu manteria, porque o que vai ganhar com as de 16″ não me parece justificar.
Abraço e boa viagem.