KIT de Acoplamento do veio de Transmissão – AKA Rotoflex!

Publicado por em 22 de Agosto de 2013

Desde que voltei da Mauritânia (ver artigo aqui) que o Discovery está a fazer um ruido estranho em andamento, e nos últimos tempos esse ruído piorou.
Acima dos 80 Km/h o ruído fazia-se notar, e toda a estrutura do carro abanava. Com o aproximar do passeio a Marrocos, estava na altura de perceber o que se passava.

Fiz uma pequena inspeção visual, e a única coisa que encontrei era a peça que faz a ligação do veio de transmissão traseiro um pouco degradada (aliás, e a bem da verdade, o Rui Ferreira já me tinha feito notar a degradação desta peça quando vínhamos da Mauritânia). Esta peça é mais conhecido por rotoflex, e serve para tornar mais suave a ligação da transmissão.

De modo a tentar isolar o problema, fiz vários testes em andamento, e cheguei à conclusão que o ruído tinha a ver com a transmissão de ‘força’, pois mesmo com mudança engrenada bastava parar de acelerar para o ruído desaparecer.

Ainda assim, e porque achei que o rotoflex não estava em tão más condições que pudesse ser a causa do problema, decidi levar à carro à oficina para uma confirmação mais profissional. Desta vez, e porque a AutoSueco tinha apenas vaga para 10 de setembro, decidi experimentar o novo concessionário Land Rover em Lisboa, CarClasse. Não têm o protocolo com o Clube Land Rover para nos dar 20% de desconto como na AutoSueco, mas uma vez que precisava do carro reparado o quanto antes, decidi experimentar.
O serviço é competente e muito atencioso, e ao contrário da AutoSueco, onde o carro fica durante 2 a 3 dias só para me dizerem o que é o problema, na CarClasse ligaram-me no próprio dia com o diagnóstico, e as minhas suspeitas foram confirmadas: era o rotoflex. A peça foi encomendada, e o carro reparado.

O ‘chacal’ está de volta e pronto para as dunas de Outubro! Bom, quase…ainda vai ter uns miminhos antes de irmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*