OS TESTES
Todos os testes foram efetuados três vezes, contabilizando apenas a média das duas melhores. Os testes juntaram a performance na estrada e fora dela (afinal estamos a falar de pneus AT, tipicamente associados a uma utilização diária), em pisos diferentes como areia, estrada e gravilha.
O carro utilizado neste teste foi uma pick-up Toyota Hilux 30D-4D Double Cab. Este modelo conta com caixa automática de quatro velocidades, motor diesel de 3 litros, 160 cavalos e 343 NM de torque.
AREIA
O teste de areia consistiu em tentar subir uma duna e ver quão longe a carrinha de teste conseguiu atingir com determinado pneu.
Durante os testes, a Hilux levou sempre as redutoras ligadas, o diferencial traseiro bloqueado e o controlo de estabilização e de tração desligados. A pressão dos pneus foi baixada para 1,2 bar. Foi utilizada a primeira mudança, e o acelerador pressionado até ao fundo!
Entre cada teste a areia era alisada, e depois era feita uma subida com a carrinha para acamar a areia.
Nota: a questão da primeira mudança e do acelerador metido a fundo não me parece a melhor forma de subir uma duna, mas foi a maneira que a revista encontrou de manter o teste sempre igual para todos os pneus.
ALCATRÃO (MOLHADO)
No alcatrão molhado foram efetuados dois testes: um teste de travagem e um teste de aderência.
O teste de aderência foi feito dando três voltas numa pequena pista, com sprinklers posicionados de modo a os testes serem repetidos sempre nas mesmas condições. O teste de travagem foi efetuado a partir dos 60 KM/h até a carrinha parar por completo.
Para este teste a Hilux tinha 2 bar de pressão nos pneus (o recomendado pela Toyota para este modelo), modo 4×2 ligado e com os controlos de estabilidade e tração desligados.
ALCATRÃO (SECO)
Os testes no alcatrão seco foram iguais aos conduzidos no alcatrão molhado, com a diferença do teste de travagem ser efetuado a partir dos 80 KM/h.
TERRA/GRAVILHA
Para o teste neste piso, a Hilux estava com as 4×4 engrenadas, pressão de 2 bar e os controlos eletrónicos desligados (estabilidade e tração). O teste de tração foi feito num pequeno troço de 0,5 KM, com parte em terra, parte em gravilha, e o teste de travagem foi efetuado em terra batida.
Índice do artigo (pode aceder diretamente a qualquer página do artigo):
Página 1 – Entrada
Página 2 – Os testes
Página 3 – Resultados
Página 4 – Conclusão
Olá Pedro,
Tenho os general grabber AT e estou muito satisfeito com eles, tanto em estrada como fora dela, nunca me deixaram mal. Têm 3 anos e dá sempre para montar com as letras pintadas viradas para dentro 🙂
Olá, Ricardo.
Eu recebi os meus mas ainda não os montei no carro. A ver…vão ser estreados em Marrocos, nas dunas!
Quanto às letras…por um lado deveriam estar para dentro…paguei pelos pneus e não tenho nada que andar a fazer publicidade… mas por outro lado…paguei por eles, quero que todos vejam, ahahaha.
Abraço,
Pedro Machado
Boas
Já montou os General Grabber AT?
Qual o comportamento deles?
Obrigado, pela tradução do teste.
Olá, Rui.
Estou satisfeito com a escolha. Eu assim que os montei fui para Marrocos, para 5 dias intensivos de dunas e não me desiludiram.
É sempre complicado comparar os pneus que temos atualmente com outros que tivemos antes. Se fosse possível dar uma volta com cada um, dava para comparar melhor, agora assim com meses de intervalo…é complicado.
Em qualquer dos casos, em areia gostei e em estrada também. Vamos ver a nível de durabilidade como se portam…daqui a 2 meses já terei um report melhor, depois dos cerca de 9000 KM que vou fazer numa nova expedição à Mauritânia.
Abraço.
Boas o que acham dos toyo country AT estou a pensar comprar ou entao o general AT
Olá, Ricardo.
Quanto aos Toyo não tenho opinião formada porque não conheço, mas valendo o que vale, olhando para a foto e o rasto deles, parecem mais agressivos que outros AT aqui presentes, nomeadamente os General Grabber AT.
Eu estou contente com os General, mas depende sempre da utilização pretendida. No meu caso como tenho uns BFG MUD para passeios mais agressivos, os AT é mesmo para areia e grandes viagens, pelo que não queria com piso muito agressivo.
Abraço.
Boas Pedro,eu tenho uma l200 136 cvls DID de 2006 comprei a 1 mês com 115 mil kilometros estou muito satisfeito com ela mas a preferida era a HILUX não comprei porque há poucas a venda ;(
Comprei a l200 e vinha com pneus de estrada já meio gastos os traseiros já derrapam e eu preciso de uns pneus para campo também vou andar mais estrada no campo e só passeios caça pesca e não esquecer rebocar um barco.
Ouvi dizer que o índice de carga e obrigatório nestes veículos para passar a inspecção o meu índice e igual ou superior a 111,tenho também o erro nos pneus tenho 111 a frente e 107 atrás disseram me para trocar ou meter outros pneus.
Gostaria da sua opinião e ajuda!
Cumprimentos
Olá, Ricardo.
Cada carro tem um índice de carga…e como todas as outras especificações dos pneus, estes devem ser respeitados. Agora, nunca ouvi ninguém chatear na inspeção por causa disso, mas se quiserem podem, porque realmente temos de ter pneus com índice de carga indicado para o carro.
Portanto, para assegurar que não tem problemas…o mais seguro é meter os corretos.
Abraço.
Boas pessoal alguém sabe se este site e de confiança http://www.pneuslider.pt/ ?
Cumprimentos
Eu não conhecia…
Boa tarde Pedro
Comprei recentemente um range rover classic no entanto os BF que estão montados além de não estarem devidamente averbados já não estão em condições. Ao ver o teste por si divulgado comecei a ponderar os General Grabber AT(50/50), no entanto ao ver o site da generaltyres também me surgiram os general Grabber TR (30/70). A utilização será maioritariamente citadina com algumas saídas em fora de estrada, nada muito agressivo, principalmente terra e alguma lama de inverno, que conselho me poderá dar?
Obrigado,cumprimentos
Olá, Nuno.
Os TR são mais estradistas que os AT, e como tal, têm (ainda) menos aptidões para fora de estrada, têm menos proteção contra pancadas laterais, etc.
Os AT para pequenas saídas de estrada, em terra e areia funcionam, mas em lama… o caso muda de figura. Conjugar lama com cidade num só pneu é praticamente impossível.
Bem sei que é muito chato…mas a solução melhor, a meu ver, é ter um jogo para andar em cidade e depois uns pneus mais agressivos para TT (como uns BF MUD). Desta forma, quando anda em cidade tem o conforto, e o consumo que uns pneus de estrada permitem, e quando vai para fora de estrada tem uns bons pneus para tal.
Em todo o caso, o cenário de cima nem sempre é possível, e como tal, acho que os AT conseguem ser um pneu bastante equilibrado para fazer o que descreve. Os TR parece-me demasiado soft para incursões fora de estrada e pode dar cabo deles num instante.
Abraço.
Boa tarde Pedro
Já ouviste falar dos Graber AT2? Ouvi dizer que são uma evolução do moduelo AT e para ganharem mercado aos BF.
Olá, Fernando.
Por mais estranho que possa parecer…os AT2 não são uma evolução dos AT…é exatamente o contrário. Os AT2 foram descontinuados e deram lugar aos AT. Podes ver no site oficial isso mesmo: http://www.generaltire.eu/www/generaltire_eu_en/themes/summertires/suv-offroad_summer/fd_grabber_at/grabber-at.html
“Compared with Grabber AT2, the brake performance on wet roads and noise reduction in particular have been improved. This makes the Grabber AT an excellent tire for use on and off the road”.
De notar que entretanto, a BF lançou um novo modelo dos AT, os KO2: http://www.bfgoodrichtires.com/tire-selector/category/off-road-tires/all-terrain-t-a-ko2/tire-details.
Não faço ideia da performance destes novos KO2, mas de aspeto parecem bons. Com melhor proteções lateral.
Abraço.