Pneus AT 4×4 – o que comprar? Teste a 15 modelos!

Publicado por em 25 de Agosto de 2013

 OS TESTES – RESULTADOS

Areia
1 – 27,92 m (100%) – Goodyear Wrangler AT/SA
2 – 26,73 m (97,55%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
3 – 26,45 m (96,92%) – Dunlop Grandtrek AT3
4 – 25,45 m (93,58%) – Yokohama Geolander A/T-S
5 – 25,36 m (92,92%) – Continental Crosscontact AT
6 – 24,68 m (90,43%) – Apollo A/T
7 – 23,45 m (85,92%) – Bridgestone Dueler 694 AT
8 – 23,33 m (85,48%) – General Grabber AT
9 – 22,87 m (83,80%) – Velocity Raptor
10 – 22,80 m (83,52%) – Maxxis 700 Bravo A/T
11 – 21,71 m (79,55%) – Kumho Road Venture AT
12 – 21,15 m (77,50%) – Cooper Discoverer A/T3
13 – 20,82 m (76,29%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
14 – 18,22 m (66,76%) – Pirelli Scorpion ATR
15 – 17,27 m (63,28%) – Mikey Thompson Baja STZ

No teste da subida da duna os Goodyear conseguiram o lugar cimeiro com quase 28 metros alcançados. Na outra ponta, e pela negativa, temos os Mikey Thompson, os Pirelli Scorpion, e, surpresa das surpresas, os populares BFGoodrich All Terrain T/A KO que subiram menos 7 metros que os vencedores! Destaque ainda para os Hankook, uma marca que, pelo menos em Portugal, não tem grande expressão, mas que neste teste em areia se classificaram muito bem.

 

Tração em terra
1 – 01:19.70 (100%) – Continental Crosscontact AT
2 – 01:20.20 (99,38%) – Apollo A/T
3 – 01:20.36 (99,30%) – General Grabber AT
4 – 01:20.40 (99,13%) – Bridgestone Dueler 694 AT
5 – 01:20.44 (99,08%) – Yokohama Geolander A/T-S
6 – 01:21.00 (98,37%) – Kumho Road Venture AT
7 – 01:21.30 (98%) – Dunlop Grandtrek AT3
7 – 01:21.30 (98%) – Goodyear Wrangler AT/SA
9 – 01:21.42 (97,85%) – Mikey Thompson Baja STZ
10 – 01:21.50 (97,75%) – Maxxis 700 Bravo A/T
10 – 01:21.50 (97,75%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
12 – 01:21.60 (97,62%) – Velocity Raptor
13 – 01:21.80 (97,37%) – Cooper Discoverer A/T3
14 – 01:21.88 (97,27%) – Pirelli Scorpion ATR
15 – 01:22.46 (96,54%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO

Neste teste a diferença entre o primeiro e o ultimo classificado foi bastante diminuta, situando-se em menos de 3 segundos numa volta de mais de um minuto, ou seja, não se podem tirar grandes conclusões, pois a diferença não o justifica. Ainda assim, e mais uma vez pela negativa, é surpreendente ver os BF em último lugar.

 

Travagem em terra
1 – 21,86 m (100%) – General Grabber AT
2 – 22,25 m (98,22%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
3 – 22,96 m (94,97%) – Pirelli Scorpion ATR
4 – 23,07 m (94,47%) – Bridgestone Dueler 694 AT
5 – 23,16 m (94,06%) – Goodyear Wrangler AT/SA
6 – 23,37 m (93,55%) – Maxxis 700 Bravo A/T
7 – 23,35 m (93,19%) – Cooper Discoverer A/T3
8 – 23,39 m (93,01%) – Velocity Raptor
9 – 23,55 m (92,27%) – Continental Crosscontact AT
10 – 23,83 m (90,99%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
11 – 24,15 m (89,53%) – Kumho Road Venture AT
12 – 24,20 m (89,30%) – Apollo A/T
13 – 24,60 m (87,47%) – Yokohama Geolander A/T-S
14 – 25,49 m (83,40%) – Dunlop Grandtrek AT3
15 – 25,48 m (83,45%) – Mikey Thompson Baja STZ

No teste de travagem em terra os resultados já foram mais expressivos, com uma diferença de quase 17% entre o primeiro e o último classificado. No topo temos os General Grabber AT e, finalmente, os BFGoodrich a mostrarem serviço. Na outra ponta do teste estão os Mikey Thompson Baja STZ que, pela segunda vez, ficam em último lugar num dos testes.

 

Tração em alcatrão molhado
1 – 00:59.80 (100%) – General Grabber AT
2 – 00:59.90 (99,84%) – Continental Crosscontact AT
3 – 01:00.70 (98,50%) – Apollo A/T
4 – 01:01.20 (97,66%) – Pirelli Scorpion ATR
5 – 01:02.50 (95,49%) – Kumho Road Venture AT
6 – 01:02.60 (95,32%) – Goodyear Wrangler AT/SA
7 – 01:02.90 (94,82%) – Cooper Discoverer A/T3
8 – 01:03.00 (94,65%) – Bridgestone Dueler 694 AT
9 – 01:03.10 (94,49%) – Mikey Thompson Baja STZ
10 – 01:03.20 (94,32%) – Yokohama Geolander A/T-S
11 – 01:03.60 (93,65%) – Dunlop Grandtrek AT3
11 – 01:03.60 (93,65%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
11 – 01:03.60 (93,65%) – Maxxis 700 Bravo A/T
14 – 01:05.30 (90,81%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
15 – 01:04.80 (83,80%) – Velocity Raptor

O primeiro teste efetuado em alcatrão mostrou mais uma vez diferenças razoáveis entre os vários modelos, com os General Grabber AT a conseguirem novamente um primeiro lugar. Os BFGoodrich voltam a mostrar a sua inconsistência, e pouca aderência quando o piso está mais escorregadio.

 

Travagem em alcatrão molhado
1 – 16,66 m (100%) – General Grabber AT
2 – 18,18 m (90,88%) – Continental Crosscontact AT
3 – 19,79 m (87,22%) – Pirelli Scorpion ATR
4 – 18,80 m (87,16%) – Bridgestone Dueler 694 AT
5 – 19,27 m (84,34%) – Apollo A/T
6 – 19,42 m (83,44%) – Kumho Road Venture AT
7 – 19,80 m (81,16%) – Cooper Discoverer A/T3
8 – 19,98 m (80,08%) – Goodyear Wrangler AT/SA
9 – 20,45 m (77,26%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
10 – 20,61 m (76,30%) – Yokohama Geolander A/T-S
11 – 20,73 m (75,58%) – Mikey Thompson Baja STZ
12 – 21,10 m (73,35%) – Velocity Raptor
13 – 21,28 m (71,67%) – Maxxis 700 Bravo A/T
14 – 21,74 m (69,51%) – Dunlop Grandtrek AT3
15 – 21,96 m (68,19%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO

A travagem em piso molhado confirma a tração já demonstrada no teste anterior pelos General Grabber AT e pelos Continental CrossContact (curiosamente os dois modelos da mesma empresa), com os dois lugares cimeiros. Na outra ponta estão novamente os BFGoodrich com um resultado desastroso: precisaram de mais 5,3 metros para imobilizar o carro a 60 KM/h, uma diferença de mais de 30% para os vencedores.
Se costumam conduzir em alcatrão em tempo de inverno, evitem os BF!

 

Tração em alcatrão seco
1 – 0:54.82 (100%) – Pirelli Scorpion ATR
2 – 0:55.60 (98,58%) – Maxxis 700 Bravo A/T
3 – 0:55.11 (99,48%) – Apollo A/T
4 – 0:55.69 (98,42%) – General Grabber AT
5 – 0:55.70 (98,40%) – Kumho Road Venture AT
6 – 0:55.91 (98,02%) – Cooper Discoverer A/T3
7 – 0:56.01 (97,83%) – Bridgestone Dueler 694 AT
8 – 0:56.08 (97,71%) – Goodyear Wrangler AT/SA
9 – 00:56.10 (97,67%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
10 – 0:56.20 (97,49%) – Mikey Thompson Baja STZ
11 – 0:56.54 (96,87%) – Yokohama Geolander A/T-S
12 – 0:56.78 (96,43%) – Dunlop Grandtrek AT3
13 – 00:57.21 (95,65%) – Velocity Raptor
14 – 00:57.53 (95,06%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
15 – 0:55.88 (92,92%) – Continental Crosscontact AT

Com alcatrão seco as surpresas não são muitas: os pneus com pisos menos agressivos conseguiram os melhores resultados. Ainda assim, os General Grabber que se têm portado bem nos testes anteriores, conseguiram um respeitoso 4º lugar, e os BFG, mais uma vez, posicionaram-se em 14º.
A diferença entre o primeiro e o último lugar não é muito expressiva, menos de 8%, pelo que este teste não pode ser considerado como muito diferenciador entre os vários modelos.

 

Travagem em alcatrão seco
1 – 26,33 m (100%) – Apollo A/T
2 – 26,91 m (97,80%) – Pirelli Scorpion ATR
3 – 27,51 m (95,52%) – Continental Crosscontact AT
4 – 27,53 m (95,45%) – General Grabber AT
5 – 27,53 m (95,45%) – Kumho Road Venture AT
6 – 27,76 m (94,57%) – Maxxis 700 Bravo A/T
7 – 27,80 m (94,42%) – Dunlop Grandtrek AT3
8 – 28,00 m (93,66%) – Hankook Dynapro AT-M RF10
9 – 28,37 m (92,26%) – Yokohama Geolander A/T-S
10 – 28,45 m (91,95%) – Cooper Discoverer A/T3
11 – 28,91 m (90,21%) – Bridgestone Dueler 694 AT
12 – 29,55 m (87,78%) – Goodyear Wrangler AT/SA
13 – 29,75 m (87,02%) – Mikey Thompson Baja STZ
14 – 30,31 m (84,89%) – BFGoodrich All Terrain T/A KO
15 – 30,95 m (82,46%) – Velocity Raptor

O teste de travagem mostrou novamente grandes diferenças entre os vários modelos em teste, com diferenças de quase 18% entre o primeiro e o último classificados.
Apesar do resultado não ser tão mau como no alcatrão molhado, os populares BFGoodrich All Terrain revelaram novamente não serem ideais para andar em alcatrão.

 

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Página 1 – Entrada
Página 2 – Os testes
Página 3 – Resultados
Página 4 – Conclusão

14 Responses to Pneus AT 4×4 – o que comprar? Teste a 15 modelos!

  1. Ricardo Nascimento

    Olá Pedro,

    Tenho os general grabber AT e estou muito satisfeito com eles, tanto em estrada como fora dela, nunca me deixaram mal. Têm 3 anos e dá sempre para montar com as letras pintadas viradas para dentro 🙂

    • Pedro Machado

      Olá, Ricardo.
      Eu recebi os meus mas ainda não os montei no carro. A ver…vão ser estreados em Marrocos, nas dunas!

      Quanto às letras…por um lado deveriam estar para dentro…paguei pelos pneus e não tenho nada que andar a fazer publicidade… mas por outro lado…paguei por eles, quero que todos vejam, ahahaha.

      Abraço,
      Pedro Machado

  2. Rui Fonseca

    Boas

    Já montou os General Grabber AT?

    Qual o comportamento deles?

    Obrigado, pela tradução do teste.

    • Pedro Machado

      Olá, Rui.

      Estou satisfeito com a escolha. Eu assim que os montei fui para Marrocos, para 5 dias intensivos de dunas e não me desiludiram.
      É sempre complicado comparar os pneus que temos atualmente com outros que tivemos antes. Se fosse possível dar uma volta com cada um, dava para comparar melhor, agora assim com meses de intervalo…é complicado.

      Em qualquer dos casos, em areia gostei e em estrada também. Vamos ver a nível de durabilidade como se portam…daqui a 2 meses já terei um report melhor, depois dos cerca de 9000 KM que vou fazer numa nova expedição à Mauritânia.

      Abraço.

      • Ricardo Passinhas

        Boas o que acham dos toyo country AT estou a pensar comprar ou entao o general AT

        • Pedro Machado

          Olá, Ricardo.

          Quanto aos Toyo não tenho opinião formada porque não conheço, mas valendo o que vale, olhando para a foto e o rasto deles, parecem mais agressivos que outros AT aqui presentes, nomeadamente os General Grabber AT.
          Eu estou contente com os General, mas depende sempre da utilização pretendida. No meu caso como tenho uns BFG MUD para passeios mais agressivos, os AT é mesmo para areia e grandes viagens, pelo que não queria com piso muito agressivo.

          Abraço.

  3. Ricardo Passinhas

    Boas Pedro,eu tenho uma l200 136 cvls DID de 2006 comprei a 1 mês com 115 mil kilometros estou muito satisfeito com ela mas a preferida era a HILUX não comprei porque há poucas a venda ;(
    Comprei a l200 e vinha com pneus de estrada já meio gastos os traseiros já derrapam e eu preciso de uns pneus para campo também vou andar mais estrada no campo e só passeios caça pesca e não esquecer rebocar um barco.
    Ouvi dizer que o índice de carga e obrigatório nestes veículos para passar a inspecção o meu índice e igual ou superior a 111,tenho também o erro nos pneus tenho 111 a frente e 107 atrás disseram me para trocar ou meter outros pneus.

    Gostaria da sua opinião e ajuda!

    Cumprimentos

    • Pedro Machado

      Olá, Ricardo.

      Cada carro tem um índice de carga…e como todas as outras especificações dos pneus, estes devem ser respeitados. Agora, nunca ouvi ninguém chatear na inspeção por causa disso, mas se quiserem podem, porque realmente temos de ter pneus com índice de carga indicado para o carro.

      Portanto, para assegurar que não tem problemas…o mais seguro é meter os corretos.

      Abraço.

  4. Ricardo Passinhas

    Boas pessoal alguém sabe se este site e de confiança http://www.pneuslider.pt/ ?

    Cumprimentos

  5. Nuno

    Boa tarde Pedro

    Comprei recentemente um range rover classic no entanto os BF que estão montados além de não estarem devidamente averbados já não estão em condições. Ao ver o teste por si divulgado comecei a ponderar os General Grabber AT(50/50), no entanto ao ver o site da generaltyres também me surgiram os general Grabber TR (30/70). A utilização será maioritariamente citadina com algumas saídas em fora de estrada, nada muito agressivo, principalmente terra e alguma lama de inverno, que conselho me poderá dar?
    Obrigado,cumprimentos

    • Pedro Machado

      Olá, Nuno.

      Os TR são mais estradistas que os AT, e como tal, têm (ainda) menos aptidões para fora de estrada, têm menos proteção contra pancadas laterais, etc.

      Os AT para pequenas saídas de estrada, em terra e areia funcionam, mas em lama… o caso muda de figura. Conjugar lama com cidade num só pneu é praticamente impossível.

      Bem sei que é muito chato…mas a solução melhor, a meu ver, é ter um jogo para andar em cidade e depois uns pneus mais agressivos para TT (como uns BF MUD). Desta forma, quando anda em cidade tem o conforto, e o consumo que uns pneus de estrada permitem, e quando vai para fora de estrada tem uns bons pneus para tal.

      Em todo o caso, o cenário de cima nem sempre é possível, e como tal, acho que os AT conseguem ser um pneu bastante equilibrado para fazer o que descreve. Os TR parece-me demasiado soft para incursões fora de estrada e pode dar cabo deles num instante.

      Abraço.

  6. Fernando Matos

    Boa tarde Pedro

    Já ouviste falar dos Graber AT2? Ouvi dizer que são uma evolução do moduelo AT e para ganharem mercado aos BF.

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