Se ainda não leu a primeira parte deste artigo, pode fazê-lo aqui (parte I – Esboços).
Com os primeiros esboços, começou também a pesquisa por todo o material necessário, e um dos componentes mais prioritários foi o tanque de água, pois do formato dele dependia o design do armário em si.
Existem muitas soluções pré-feitas, mas infelizmente nenhum se adequava ao que eu pretendia (como sempre, não podia ser fácil!) e após muita pesquisa consegui encontrar uma empresa em Espanha que fabricava, a preços acessíveis, e uma vez que ia ser fabricado especificamente para mim, eu podia indicar exatamente com as dimensões que queria.
O armário foi projetado ao mesmo tempo que depósito até conseguir encontrar o equilíbrio entre a quantidade de água disponível e espaço para as gavetas, uma vez que tinha uma limitação na altura de uma das gavetas que teria de ter 23 cm interior para assegurar que os frascos de óleo da Land Rover cabiam (um preciosismo, mas achei que valia a pena).
O depósito ficou no fundo de tudo, tanto pelo peso, mas também pela maior dimensão disponível (as costas dos bancos traseiros não são direitas, e quanto mais para cima menos espaço existe dos bancos até à porta traseira). Assim, as dimensões do depósito ficaram nos 700 (profundidade) x 460 (largura) x 180 (altura), o que significa uma capacidade entre os 50 e os 55 litros, consoante a espessura do material a utilizar, recantos para ligações, etc.
O design final do armário ficou então com a arca a ocupar o lado esquerdo, e o lado direito com o depósito em baixo e depois duas gavetas por cima. Nestes desenhos já foi também possível projetar espaço para a mesa de refeições, que ficaria ao alto, do lado esquerdo da arca. Isto permite uma boa arrumação, e ainda fico com bastante espaço por cima do armário, a uma altura confortável para colocação de malas ou outra carga.
Além dos desenhos em Autocad, o meu pai também andou a brincar com o software Google Sketchup e fez uns desenhos em 3D.
Como é possível ver, existe na traseira do armário, por cima do espaço para o depósito de água, uma pequena prateleira com algum espaço de arrumo. Isto implica que as gavetas não vêm até tão atrás como poderiam, mas este espaço vai ser utilizado para fazer passar os tubos de água e respiro para o depósito.
Com isto tudo desenhado, foi então terminado o desenho do depósito de água, com indicação para o fabricante onde deveria colocar a entrada e a saída de água (de notar que nestes desenhos falta mais uma entrada…que é a entrada para o respiro, mas que ficou alojada junto da entrada de água original). E aqui ficam os desenhos que enviei para ser fabricado o depósito de água:
- Desenho base
- Zona para colocação da entrada de água
- Indicação das zonas de entrada e saída de água
- Desenho 3d
Pode ler a continuação deste artigo aqui (parte III – Os componentes)
Olá Pedro,
Sigo atentamente o blog e este tópico tem-me despertado bastante interesse.
No caso do depósito existe uma particularidade que me está a causar algumas dúvidas e imagino que o Pedro já tenha pensado nisso. Quando a água baixar do nível do bocal de saída, como consegue retirar a água? Normalmente estes depósitos têm a saída pelo fundo de forma a aproveitar toda a capacidade do mesmo, ainda para mais no caso deste que é bastante orientado horizontalmente.
Abraço e continue o bom trabalho que tem desenvolvido até aqui! 🙂
é subir uma duna e deixar inclinado!
Se for a subir uma duna ainda melhor. Além de aproveitar a água…estamos num sitio que adoro: dunas!
Abraço,
Olá, Carlos.
Sim, é um “issue”, tem toda a razão. A questão é que para resolver isso teria, como diz e bem, de ter a saída por baixo, e o depósito teria de ser ligeiramente inclinado para essa zona de modo a conseguir tirar a água toda. Mas isso iria ocupar muito espaço, portanto não liguei. Sei que fica ali 1 ou 2 litros no fim que só tiro por gravidade (uma vez que a bomba não consegue puxar).
O que costumo fazer para minimizar é com o comando à distância da suspensão, baixar a traseira do carro. Assim aproveito quase tudo!
Abraço,