Testes a diferentes configurações para suspensão traseira

Publicado por em 8 de Dezembro de 2008

Após alguns meses com os calços na suspensão, tenho notado que, em TT, nota-se algumas pancadas secas quando passo por cima de alguns obstáculos com as rodas traseiras. Após alguma análise, quero experimentar tirar o calço da suspensão para ver se o problema resolve. Isto porque suspeito que apesar de o calço ter 5 cm de altura, a subida que o KIT permitiu foi inferior a isso, e como tal, a suspensão anda agora menos cheia, e como tal mais mole.

Assim, decidi fazer algumas medições e retirar os calços da suspensão traseira, mas manter a peça para realojar o sensor. Com isto, a traseira vai continuar a ficar mais alta que de origem, mas vai ser feito à custa de um maior enchimento da suspensão pneumática. Não me parece que seja um problema, uma vez que na posição TT (suspensão mais alta) temos cerca de 5 cm adicionais.

Aqui ficam as fotos do carro já com os calços montados:

Como não tirei fotos durante o processo de montagem dos calços, vou aproveitar para tirar algumas fotos durante a desmontagem. O primeiro passo é levantar o carro pelo chassis (deixando as rodas no chão). Depois temos de abrir a caixa do compressor que se por baixo da porta do condutor:

Depois de retirar a tampa, temos na zona mais à esquerda 3 tubos. O mais para dentro é o roda direita e o mais para fora é o correspondente à roda esquerda. Nesta caso vou começar pela roda esquerda. Desaperta-se um pouco a porca (chave 10) para deixar o ar sair e esvaziar o balão (sem retirar completamente a porca):

Enquanto o sistema vai esvaziando, levanta-se (apenas o suficiente) o eixo traseiro para retirar a roda. Aqui vemos o balão com o calço por baixo:

Cada balão tem, por cima, dois clips que prendem o balão ao suporte e o tubo que mete ar no balão. Neste caso, e como vou retirar o calço, não foi necessário esvaziar o balão completamente. Caso seja necessário (para montar é preciso) pode-se desapertar o tubo de entrada de ar do próprio balão (sem retirar completamente a porca).

Aqui ficam algumas medições com diferentes pneus:

Com calço+Peça Sensor 235/70R16 245/75R16
Frente 84,5 cm 86,1 cm
Traseira (Posição normal) 87,0 cm 88,6 cm
Traseira (Posição mais alta) 93,3 cm

 

Só peça para sensor 235/70R16 245/75R16
Frente 86,1 cm
Traseira (Posição normal) 86,5 cm
Traseira (Posição mais alta) *1

*1: Uma vez que a posição normal já e mais elevada, não quis levantar a suspensão mais, pois iria certamente esforçar o balão.
Conclusões:
Ao retirar o calço, que tem 5 cm, a diferença na medição foi de apenas 2 cm… isto quer dizer que o balão está 3 cm mais cheio que na configuração com o calço montado.
Falta-me montar os 235/70R16 para medir (e aproveitar para ir ao IPO 🙂 ).
Vou experimentar fazer um passeio assim, para ver se a suspensão traseira fica mais eficiente. Em teoria, deverá estar mais cheia, logo mais firme.

One Response to Testes a diferentes configurações para suspensão traseira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*