Expedição Marrocos 2010

Publicado por em 12 de Abril de 2010

2 a 11 de Abril de 2010, Expedição Marrocos

Dados Técnicos
– Percurso Total: 3.954 Km – Ficheiro com todas as tracks e waypoints aqui.
– Consumo Médio: 11,33 L/100 Km
– Consumo Mínimo: 8,63 L/100 Km (Ligação Erg Chebbi, Fes)
– Consumo Máximo: 18,69 L/100 Km (Dunas, Erg Chebbi)

As tracks podem ser descarregadas aqui.

Documentos de preparação da viagem
Descrição dia-a-dia
Documentação e Material

Dia 1, São Domingos de Rana – Plage Des Nations, 832 Km (estrada)
Hotel Firdaous
Ver todas as fotos do dia 01 aqui.
“O dia começou cedo, com saída de São Domingos de Rana perto das 7h, para nos juntarmos ao Rui e à Patrícia na AE, já depois da ponte 25 de Abril. A viagem foi feita sempre em AE, direitos ao Algarve, depois a via do Infante e depois a AE que passa perto de Sevilha, e comparando com outros anos onde seguimos o caminho por Beja, muito menos cansativa, e com um consumo inferior, pois mantivemos um ritmo perto dos 110 Km/h (bendito Cruise Control!).
A chegada ao porto de Tarifa aconteceu cerca de 30 minutos antes da hora de partida do barco, o que deu pouco tempo para comer alguma coisa. Assim, e bem ao estilo tuga, assim que entrámos no barco levámos os sacos de comida para a sala e armámos a banca. A entrada em Tânger foi o normal, muita malta à nossa volta a tentar ganhar algum, mas como já vem sendo habito, fomos ao guichet e tratámos de tudo sozinhos. Daqui até Plage Des Nation, e ao Hotel Firdaous é percurso por auto-estrada, sem muito para contar. O Hotel Firdaous fica mesmo em cima da areia, e é um sítio óptimo para descansar, mas acabámos por ter muito pouco tempo para o desfrutar “

Dia 2, Plage Des Nations – Marrakesh, 368 Km (estrada)
Hotel Kenzi Farah – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 02 aqui.
“O objectivo deste dia era chegar a Casablanca a tempo de visitar a mesquita e depois rumar para sul, em direcção a Marrakesh. A chegada a Casablanca aconteceu cerca depois do previsto (11:20), o que implicou que não conseguimos entrar na visita das 11h. Assim, e uma vez que a próxima visita era apenas às 13h, decidimos apenas dar uma volta junto da mesquita e depois procurar um sitio para almoçar. Após o almoço lá seguimos para Marrakesh, onde após deixar as coisas no Hotel seguimos para a praça Jma El-Fna para jantarmos. Pela primeira vez, desde que vou a Marrocos, jantamos mesmo no meio da praça, naqueles restaurantes de ar duvidoso, e foi espectacular (tirando o pormenor do dono, a certa altura, achar que o meu guardanapo era óptimo para fazer a conta a outro cliente!).”

Dia 3, Marrakesh – Ourzazate, 227 Km (139 Km estrada + 88 Km pista)
Hotel Hanane Club – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 03 aqui.
“Este era o primeiro dia onde iriamos fazer pista, a famosa pista de Telouet. Antes de entrarmos em pista ainda houve tempo para fazermos uma paragem no Col do Tichka – altitude de 2260 metros – para tirarmos umas fotos e fazermos algumas compras. A pista de Telouet está a ser alcatroada, e a primeira fase de terraplanagem já está feita, o que implica que a pista em si está transformada num estradão, com muito pó e pouco interesse. No fim da pista de Telout fizémos a obrigatória paragem em Ait Ben Haddou, para visitar o sitio onde foram filmados alguns filmes, como Gladiador. Esta referência ao Gladiador está espalhada por todas as lojas da cidade, com fotos (muitas delas de péssima qualidade devido, certamente, a zooms gigantescos) dos principais actores como Russell Crowe. Esta bonita Kasbah está plantada junto ao rio, e a saida foi feita com muita animação zigue-zagueando o rio.”

Dia 4, Ourzazate – M’Hammid, 382 Km (199 Km estrada + 183 Km pista)
Hotel Tabarkat – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 04 aqui.
“Este era um dos dias mais longos desta viagem, com muitos KM para serem percorridos, metade dos quais em pista que eu nunca tinha feito, e todas as pistas que tinha foram retiradas do livro do Gandini.

Nos primeiros KM a paisagem era muito verdejante, e tivémos a oportunidade de fazer um pequeno ‘detour’ para ver alguns túmulos antigos, e restos de uma Kasbah agora abandonada. Logo no início, o tablier do disco iluminou-se, com as luzes de aviso TC, ABS e HDC a ficarem ligadas permanentemente. Foi um foco de preocupação, pois isto poderia querer dizer que estava sem TC, o que não dava jeito nenhum… e ainda agora estavamos a começar as pistas… Mas após alguns testes, verifiquei que o TC estava a funcionar correctamente, e fiquei mais descansado.

Ao longo do dia, a paisagem foi mudando, e a determinado ponto já nos encontrávamos em plena pista de montanha, arida, mas com uma vista fabulosa que fez as delicias de todos.
Mas este dia traria ainda mais surpresas, e por volta das 16h comecei a sentir o carro muito rijo… algo se passava com a suspensão (eu até já desconfiava o que poderia ser). Parei o carro, sai, e a minha suspeita confirmou-se, o balão traseiro do lado do condutor tinha entregue a alma ao criador. Houve alguma confusão inicial sobre se seria realmente o balão ou o compressor porque após retirar o balão do carro foi enchido sem problemas com um compressor externo… mas obviamente que não tinha carga nenhuma. Teimoso, fui buscar o balão suplente que levava (este balão já tinha avisado que estava mau na minha última viagem a Marrocos, 2 anos antes, e eu não o troquei, mas como sabia disso ia prevenido!), montei-o, liguei o carro e voilá, carro a subir sem problema, e com todos os Marroquinos que entretanto se tinham aproximado a baterem palmas. Infelizmente, com esta paragem técnica, perdemos algum tempo, e fomos logo avisados pelos locais que continuarmos naquela pista aquela hora ia implicar chegar tarde, pois a pista esta detiorada.

Assim, e após reunião com o grupo todo, foi decidido rumarmos directo para Zagora, onde apanhariamos a estrada para M’Hammid. Os locais tinham-nos dito que a pista era boa até Zagora, mas nunca imaginei que fosse tão boa. Certamente estão a construir uma estrada aqui, e a pista estava larga, toda terraplanada e deu para andar a um ritmo elevado, até demasiado, pois ao fim de 20 minutos na pista já rodávamos todos em cima dos 100/110 Km/h, e se surgisse algum obstaculo a coisa podia ter corrido mal, e mesmo assim houve quem não escapasse a um valente susto quando, após vários KM de esforço nas suspensões e certamente devido a aquecimento, os amortecedores do RR perderam eficiência e o carro começou a deslizar, obrigando a uma redução imediata da velocidade. O fim da pista brindou-nos com uma zona de areia junto das bermas, onde fomos todos brincar um pouco, e o Rui com o seu Disco 3, foi pela primeira vez em Marrocos, experimentar a sensação de areia. De seguida entrámos em Zagora, onde parámos junto da tradicional placa que indicava às caravanas de camelos a distância para Tombuktu – 40 dias.

Enquanto tirávamos fotos, alguém viu um autocolante que eu tinha no Disco de outro ano, e ligou para o nosso amigo Mohammed ‘Gordito’ que rapidamente pegou na sua motoreta e veio ter connosco para nos levar à sua oficina para limparmos os filtros e ele nos brindar com novos autocolante (nem a pintura quase imaculada do Disco 3 escapou ao autocolante do Gordito).”

Dia 5, M’Hamid, 150 Km (pista)
Hotel Tabarkat – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 05 aqui.
“Descrição do dia brevemente”

Dia 6, M’Hamid – Erg Chebbi, 351 Km (136 Km estrada + 215 Km pista)
Auberge Dunes D’Or – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 06 aqui.
“Descrição do dia brevemente”

Dia 7, Erg Chebbi 180 Km (140 Km estrada + 40 Km pista)
Auberge Dunes D’Or – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 07 aqui.
“Descrição do dia brevemente

Dia 8, Erg Chebbi – Fes 468 Km (estrada)
Hotel Jnan Palace Fès – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 08 aqui.
“Descrição do dia brevemente”

Dia 9, Fes – Chefchaouen, 218 Km (estrada)
Hotel Parador – visite o site do hotel
Ver todas as fotos do dia 09 aqui.
“Descrição do dia brevemente

Dia 10, Chefchaouen – São Domingos de Rana, 788 Km (estrada)
“Descrição do dia brevemente”

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