Calços para a suspensão traseira

Publicado por em 24 de Janeiro de 2008

Após ter levantado a frente com molas originais do Defender, chegou agora a vez de renivelar o carro. Uma vez que a suspensão traseira é pneumática, tenho duas opções: meter calços ou realojar o sensor que regula a altura. A segunda hipótese é mais simples de realizar, mas receio que depois o carro ficou mais rijo, perdendo o conforto que o caracteriza.

Assim, já comprei o kit de calços, com peças para realojar o sensor e tudo. Para não se notar tanto, vou dar primário e depois pintar de preto antes de instalar no sitio.

Aqui fica uma foto do carro já com os calços montados:

Além dos calços, teve de levar uma pequena peça para realojar os sensores. Agora, com o carro desligado aqui ficam as alturas do chão à cava da roda com os BFG AT 235/70R16 montados: Frente: 84,5 cm Traseira: 87,0 cm

10 Responses to Calços para a suspensão traseira

  1. manuel

    Ola Paulo

    Mais uma vez dou-te os meus parabéns por este belíssimo trabalho.

    Eu montei a pouco tempo as molas de um defender e para corrigir a altura na traseira acabei por meter uns tacos com 50mm, será que preciso corrigir alguma corrigir algum sensor ou alguma coisa que desconheço.

    Obrigado pela ajuda

    Grande abraço

    • Pedro Machado

      Olá.
      Colocaste apenas os calços na traseira? Ou seja,não montaste nenhuma peça para subir a posição dos sensores? É que só com o calço o carro não sobe, porque o sensor continua a detetar a mesma altura e enche menos o balão…É por isso que é preciso as peças que estão na foto mais acima, que realojam o sensor da suspensão um pouco mais para cima, permitindo assim subir realmente o carro.

      Isto é utilizando peças físicas. Mas para a coisa ficar mesmo bem feita, depois deve-se ligar o carro à máquina (algo tipo Nanocom) e ajustar a altura de programação dos sensores, isto porque é preciso ter muita pontaria para que a altura ganha na traseira com as peças de realojamento dos sensores seja exatamente igual à altura ganha na frente, e depois o carro fica com comportamento diferente.

      Resumindo: devia medir-se a altura na frente e na traseira antes da alteração (e medir a esquerda/direita, uma vez que a altura é diferente), e depois de montares tudo voltares a medir, utilizando então um Nanocom ou similar para assegurar que o aumento foi uniforme.

      Abraço,
      Pedro Machado

  2. manuel

    Ola Pedro

    Esqueci-me de dizer que tenho molas, a suspensão ja foi alterada.

    A minha duvida é em relação ao ACE, se com este aumento devia corrigir alguma coisa!

    Abraço

  3. Pedro Machado

    Só com molas não tenho muito a certeza, mas parece-me que o ACE continua a funcionar sem problemas. Aliás, uma vez mais, se pensares bem no assunto, o disco de origem permite subir esses 50 mm com a suspensão pneumática, logo não deverás ter problema nenhum com o ACE.

    Abraço,
    Pedro Machado

  4. Carlos Solans

    bom dia amigo. Tenho acompanhado a evolução do seu blog desde o à muito tempo o qual me despertou uma curiosidade. Desde Novembro de 2013 que sou um feliz proprietário de um Discovery td5 de Julho de 2003. Pausadamente, (porque os €€€€€€€ demoram a amealhar), tenho investido no Land para o ir preparando para uma ida a Marrocos (viagem que espero repetir depois de lá ter estado em 2007 com o meu irmão, embora como pendura dele num toyota HDJ80). Face à sua experiência, acha que para uma viagem dessas devo manter a suspensão de origem com os balões traseiros? Pelas viagens que fez foram suficientemente fiáveis? Embora ainda não tenha decidido, estou a pensar ir com a malta que organiza da LEIRIVITA.
    Carlos Solans

  5. Pedro Machado

    Caro Carlos,

    antes de mais, muito parabéns pelo Disco. Se me aparecesse um desse ano com poucos KM…também o ia buscar!

    Quanto à suspensão de origem (ou seja, balões)… É um pau de dois bicos. Por um lado o facto de ter os balões permite carregar o carro e ele mantem a altura (ou seja, não fica a apontar para o céu como tantas vezes vemos) e mantem o conforto. Por outro lado, é (sem dúvida) mais um foco de preocupação. Tem de levar sobresselentes (balão, compressor… e eu até levo tubagens).

    Mas isto é apenas os balões…o resto da suspensão de origem funciona…mas o carro é muito baixo e muito “mole” para ser confortável em estrada. Isto implica que depois em pista tem de ir com mais cuidado do que se tiver, por exemplo, uma suspensão tipo a OME que tenho no meu.

    Portanto, se quer é fiabilidade, então sem sombra de dúvida que as molas são muito mais fiáveis que os balões. Agora…eu pessoalmente adoro os balões e tudo o que eles me trazem, portanto não abdiquei deles.

    Se vier fazer uma viagem com o LeirividaTT…é muito provável que eu também esteja nessa expedição, portanto…até nos vamos conhecer e tudo! Ah, e podemos partilhar material sobresselente 🙂

    Um abraço.
    Pedro Machado

    • Carlos Solans

      Boa tarde amigo Pedro.
      Uma das coisas que esqueci de referir foi a seguinte: quando o comprei, o anterior proprietário tinha alterado ligeiramente a suspensão tendo colocado molas e amortecedores à frente da OME e elevou a suspensão em 5 centímetros. Posto isto penso que seja um bom upgrade para uma incursão em Marrocos mesmo com balões, não acha?
      Restantes upgrades são os seguintes:
      Snorkel safari, step rockslides (feitos por mim), guincho T-max 9500 (penso ser suficiente – já li a sua opinião sobre qual escolher), pneus BF All-Terrain, reprogramação da unidade mas, não está activo em permanência ( apenas está activo quando accionado um botão no tablier – para o efeito foi aproveitado o botão suplementar a seguir ao do cruise control), instalação do rádio CB e películas averbadas (não vá o diabo….).
      Também tenho uma roof toptent, mas não me parece que para uma viagem dessas seja muito aconselhável…digo eu….
      Para breve irei adquirir um pára choques em tudo identico ao ARB (embora não seja original pois esse cheira a alho….)
      Uma ultima questão que me despertou a curiosidade: disse que gostaria de um do mesmo ano que o meu. Alguma razão especial? parece-me que a diferença seja apenas a nível estético, certo? Aliás até penso que meu tem uma desvantagem (é mais dispendioso aplicar o bloqueio manual)
      Se alguma dia vier ao norte…sou de Vila Nova de Famalicão (a freguesia onde moro fica entre Famalicão e Braga, a 1km da saída da portagem de Cruz na A3)
      Cps.
      Carlos Solans

      • Pedro Machado

        Caro Carlos,

        A suspensão OME não sei qual o modelo que tem, mas em qualquer dos casos deverá ser mais eficiente que a original para o tipo de terreno que apanha em Marrocos.

        Quanto ao resto dos “upgrades” parece tudo boa ideia. A única coisa que não vejo necessidade é ter esse tal botão para comutar entre a centralina com programação de origem e a programação alternativa. O carro, mesmo em cidade, com a centralina reprogramada fica mais simples de conduzir, mais solto. Portanto, a menos que queira colocar um programação super agressiva que se andar sempre ligada vai dar cabo do motor…eu colocaria sempre ativa e pronto.

        A tenda no tejadilho…se fizer acampamentos vai ver que é uma mais valia. É menos uma coisa para montar…se a sua for daquelas que é apenas subir e lá dentro já tem as almofadas, colchão, pijama, etc…é muito cómodo.
        Obviamente que o carro gasta um bocado mais por ter esse peso no topo, e fica com o centro de gravidade alterado…mas acho que compensa o comodismo que lhe adiciona à viagem.

        Quanto ao modelo do seu carro…sendo de 2003 já tem o bloqueio de origem na caixa…ou não? até hoje todos os vi tinham!
        Mas além disso, é um carro mais recente, que em teoria se consegue com menos KM que o meu. E esse modelo já tem o motor alterado face ao meu…um dos problemas dos motor 10p (segundo dizem) é ter as paredes demasiado finas devido a todos os canais que lá passam (óleo, refrigerante). O seu motor já tem parte da refrigeração por fora, de modo a que as paredes do motor são grossas, logo mais robusto.
        Além disso, a maioria dos modelos desses anos são como gosto…bancos em pele clarinhos, apoios de braço, sistema de som, etc, etc.

        Abraço,
        Pedro Machado

  6. Hugo Magalhães

    Boas parabens pelo excelente partilha e experiência.Necessito de uma infromação as molas que colocou do defender são traseiras ou frontais, isto porque o meu TD5 Discovey -já tem molas atrás e queria colocar à frente outras sem ser as de origem porque são muito duras e batem em quqluer salto.Obrigado

  7. Pedro Machado

    olá, Hugo.

    As molas que tive montadas, eram da frente do defender, part numer NRC9446 e NRC9447.
    Mas dizes que as de origem do Disco são duras? Olha que as do Defender são muito mais rijas…

    O que podes notar com as molas de origem é que o carro salta mais… a mola encolhe bastante mais que a do Defender na mesma situação.

    Abraço,
    Pedro Machado

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