Tomada de isqueiro suplementar

Publicado por em 13 de Setembro de 2012

O Discovery II tem de série (penso que têm todos, não têm?) uma tomada de alimentação suplementar na mala, do lado esquerdo. Esta tomada, além de estar limitada a 180 W e portanto mesmo com uma tripla estamos limitados à quantidade de aparelhos que lá podemos ligar, tem ainda a desvantagem de apenas ter corrente quando a ignição está ligada.

Este ano, e porque vamos ter alguns dias de acampamento (ver aqui), decidi montar uma tomada suplementar, alimentada diretamente da bateria, para permitir lá ligar o chuveiro ou carregar um telefone enquanto o carro está desligado.

Como não podia deixar de ser deparei com um problema que ninguém conseguia resolver…

A tarefa é simples, mas arranjar as peças mostrou ser uma tarefa complexa. Utilizando o Microcat encontrei as duas peças apropriadas para replicar, do lado direito da mala, a tomada de isqueiro existente no carro:

AWR5168SUC – Peça de acabamento

AMR4039PMA – Parte interior

E é nesta segunda peça que reside o mistério…no Microcat, para o Discovery II, não existe mais nenhuma referência, mas a verdade é que a peça é exatamente o que está na imagem…ou seja, falta-lhe a parte interior metálica para o contacto elétrico. Tentei, junto da Britcar onde fiz a encomenda das peças, que eles verificassem se era defeito da peça que recebi ou, caso não fosse, me indicassem qual o número de peça que tinha de encomendar. Após vários dias recebi resposta que eles não sabiam, e já tinham contactado a Land Rover que lhes indicou que não existia mais nenhuma peça para venda para aquela zona.
Ou seja, para a Land Rover se a peça partir, azar! Eles não têm para substituir.

Felizmente, a Britcar foi bastante prestável e arranjou-me uma alternativa: comprar a peça YXW100040LNF (que aparece no Microcat como referência para Range Rover e Freelander):

Além da segunda tomada de isqueiro, aproveitei para montar também uma tomada extra de 12 V, mas que aguente muitos amperes para permitir ligar lá, por exemplo, o compressor de ar que, segundo o fabricante, pode consumir até 30 A.
Procurei bastante por soluções (fichas) que poderia utilizar, nomeadamente tendo em conta que têm de aguentar 360 W de potência ou até um bocadinho mais, mas infelizmente o material para automóvel é tudo para potências inferiores, pelo que acabei por optar por uma tomada standard de equipamentos elétricos (220 V):

Esta ficha de painel permite ter os contactos elétricos protegidos, e depois é simples arranjar fichas macho para colocar nos vários aparelhos que lá posso querer colocar.

 

Ligações elétricas

A energia para alimentar este conjunto é feita através de cabos de 4 mm^2, protegidos na zona do motor por um fusível de 60 A montado num porta-fusível de 10x38mm:

Por motivos de segurança, e como tenho feito em todas as instalações que fiz no carro, a alimentação para os aparelhos no interior do carro só é ativada através de um botão colocado no tablier que ativa o relé de potência (100 A de corrente máxima).
Os botões já tinham sido colocados anteriormente para a ligação das luzes auxiliares na barra superior, mas deixei de utilizar a barra e como tal, agora decidi reaproveitar um dos botões. A montagem do botão pode ser vista no artigo original (aqui).
A passagem dos dois cabos (positivo e negativo) de 4mm^2 foram feitas ao mesmo tempo que fiz a passagem do cabo de antena da traseira para a frente do carro, pelo que o processo de desmontagem das peças necessárias pode ser visto no artigo original de instalação do suporte da antena (aqui). A passagem dos dois cabos da zona do motor onde está o fusível é feita através de pequenas aberturas próprias para o efeito, que levam o cabo para a parte traseira do porta-luvas.

O corte no painel lateral é simples de fazer, uma vez que o material é bastante mole. A tomada adicional foi presa com dois parafusos auto-roscantes. Já a tomada de isqueiro é um pouco mais complexo, pois a fixação é feita através de um parafuso na parte inferior da peça de acabamento, e como tal foi feita uma pequena chapa em U que recebe o parafuso e ao apertar essa chapa é puxada pelo interior contra o painel lateral, fixando assim a tomada de isqueiro.
Como os cabos que passei para esta ligação foram apenas o positivo e negativo vindos da bateria, a pequena luz incluída na tomada de isqueiro não foi ligada (para o fazer teria de passar mais um cabo, vindo dos mínimos do carro).

Aqui fica o resultado final (existe um pequeno ponto de plasticina apenas para marcar qual o pino que deixei como positivo).

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