As operações de montagem de novo pára-choques e guincho na frente do carro tiveram consequências ao nível da altura, pois as molas que lá estão montadas não estão preparadas para esse peso adicional, e o carro está mais baixo que anteriormente.
Aqui ficam as diferenças de alturas verificadas:
Molas Defender na frente | Pára-choques original | Pára-choques AFN | Pára-choques AFN+Guincho |
235/70R16 | 245/75R16 | 235/70R16 | 245/75R16 | 235/70R16 | 245/75R16 | |
Frente | 84,5 cm | 86,1 cm | 84,0 cm | 86,1 cm | 83,0 cm | * |
Traseira (Posição normal) | 87,0 cm | 87,0 cm | 85,0 cm | 86,5 cm | 83,5 cm | * |
Traseira (Posição mais alta) | * | * | * | * | * | * |
De notar que:
-Medições com o pára-choques original foram feitas com calço e peça para realojar o sensor.
-Medições com o pára-choques AFN foram feitas apenas com peça para realojar sensor.
-Medições com o pára-choques AFN e guincho foram feitas depois de retirar a peça para o sensor e recalibrar este para a altura desejada. Neste caso, cerca de 0,5 cm mais alto que a traseira.
De notar ainda que todas as medições foram feitas no lado do condutor. No lado contrário a suspensão está, em média, 1,5 cm mais baixa… acho que é assim em todos os Discovery II, não sei é porquê.
Assim, parti à procura de soluções para elevar o Disco, mas ao mesmo tempo para melhorar o comportamento da suspensão. No último passeio que fiz a Marrocos apanhei um susto: as pistas rápidas sucedem-se e por vezes, prolongam-se por vários quilómetros, e numa delas, para testar o quanto podia ‘abusar’, decidi carregar um pouco mais no acelerador. Tudo corria bem até ao momento em que apanhei uma pequena depressão no piso, e ao mesmo tempo a pista (ladeada de pedregulhos afiados!) fazia um pequeno desvio para a esquerda. Ia a cerca de 90 Km/h e tive grandes dificuldades em segurar o carro para o manter na pista, pois a carroçaria balouçava verticalmente, impedindo o carro de agarrar convenientemente ao piso. Felizmente existe o ACE que impede muitas oscilações horizontais, caso contrário acho que teria ido mesmo buscar o carro ao meio das pedras, certamente com danos nos pneus.
Após ler bastante, e procurar marcas e modelos, escolhi este conjunto:
– Molas para a frente: OME Discovery II Heavy Duty #779 (são as que melhor se ajustam ao peso adicional que tenho na frente).
– Amortecedores frontais: OME Discovery II Firm #N107
– Amortecedores traseiros: OME Discovery II Firm #N108
Sei que vou tornar a suspensão mais rija com estes amortecedores, mas já testei num carro igual e acho que o comportamento fora de estrada é muito bom, apesar de em estrada talvez perder um pouco de conforto.
Mas como a utilização principal deste Disco é fora de estrada…
Boa noite Pedro,
Esta minha resposta não tem nada a ver com o artigo acima mas, não sabia onde deveria escrever.
Reportando-me à suspensão do Discovery 2, você diz no inicio que lhe colocou molas do Defender à frente.
Porquê do Defender? Depois mais tarde colocou calços de 2″ nos balões traseiros e não fala da frente. Foi só nos traseiros? E o carro não foca um pouco inclinado para a frente?
Dê-me lá umas dicas no que respeita à suspensão do Disco porque eu ando completamente baralhado com isto. O problema é: Eu sinto o carro um pouco rijo à frente. A suspensão atrás não sobe se eu carregar o botão para subir. Mas, se eu levantar uma das rodas eu oiço o compressor a trabalhar para nivelar. O que pode ser isto?
Acho que o carro estará um pouco baixo. Também pode ser impressão minha. Sou um completo maçarico em Td5.
Obrigado e um abraço
Pires
Olá, António.
Antes de mais, tomei a liberdade de mover o comentário para uma seção mais apropriada.
A questão de ter colocado as molas do Defender quando comprei o carro prendeu-se exclusivamente com o meu desconhecimento total do que dava ou não para fazer. Apenas me foi aconselhado, uma vez que as molas do Defender permitiam dar mais altura ao Discovery II (nunca cheguei a medir estas do Defender com as de origem do Discovery, mas o mais provável é serem mais rijas, e como tal o carro fica mais alto).
Os calços que montei atrás permitiram compensar a altura ganha na frente com as molas do Defender. Ou seja, ao trocar as molas originais pelas do Defender a frente do carro subiu…mas a traseira ficou igual, e dai ter surgido a opção de colocar os calços para compensar.
A suspensão do Discovery é relativamente simples: na frente tem molas e amortecedores (o tradicional) e atrás tem amortecedores e os balões. A suspensão traseira tem 4 modos:
-Acesso – podemos fazer o carro descer, mas apenas com um comando à distância próprio para o efeito; é um acessório opcional.
-Normal – a posição normal quando estamos a andar.
-TT – a posição mais alta que podemos forçar o carro a atingir através do botões no interior.
-Super Extended Mode – modo automático, ainda mais alto que a posição TT, e que o carro ativa quando sente que ficou preso por baixo (o que na giria chamamos de assentar de barriga). Ou seja, se o carro começar a enterrar (acontece muito em areia, por exemplo), tentar subir para este modo para que seja possível libertar. Este modo não está acessível ao utilizador.
Na frente, a altura do carro é dada pelo tamanho da mola/rigidez da mesma (podemos ter 2 molas com o mesmo tamanho, mas uma mais rija implica que vai ‘descer’ menos com o peso do carro).
Na traseira, a altura é dada pela calibração dos sensores de altura. São estes sensores que controlam quanto ar entra no balão, e quanto mais ar dentro do balão, mais rijo este vai ficar. De notar que como o sensor é uma peça física, ao carregar a traseira do carro, ao contrário do que acontece com molas tradicionais, o carro não vai ficar mais baixo, uma vez que enquanto a altura não chegar ao que está definido pelo sensor o sistema mete ar nos balões.
Para conseguir subir a traseira para lá do valor que vem de origem temos várias formas, e eu já as testei.
A primeira é simplesmente calibrar o sensor para que a posição ‘normal’ seja mais alta. Isto pode ser feito, por exemplo, com recurso a um Nanocom. Exemplo: ligando o nanocom lemos o valor dos sensores traseiros e estes têm configurado o valor 156 (nunca é igual esquerda/direita, mas para o exemplo é indiferente). Através do Nanocom podemos lá colocar outro valor, como por exemplo 160 e ver a diferença. Quando fiz isto ao meu, utilizei uma função do Nanocom que permite acrescentar ‘1’ aos valores e subir pouco a pouco…fui carregando para subir, medindo com a fita métrica, até chegar ao que eu queria…e depois gravei o valor como o novo ‘normal’.
Esta primeira maneira é simples, mas à medida que subimos a traseira, o que estamos a fazer é meter mais ar nos balões, e como tal, torna-los mais rígidos. O carro fica mais rijo e menos confortável.
A segunda forma, que é a que tenho agora é: coloca-se um calço por baixo do balão. Só isto não tem influência nenhuma, porque como disse antes a altura é controlada por um sensor, e ao colocar o calço debaixo do balão estamos apenas a mexer no balão e o sensor está na mesma posição. Ou seja, se fizermos só isto o que vai acontecer é que a altura vai ficar a mesma, mas o balão vai ficar menos cheio…muito mole.
Para resolver o que é preciso fazer é colocar uma pequena chapa metálica que permita fixar o sensor um pouco mais acima. Pode ver aqui o kit com os calços e (do lado direito) a chapa para elevar os sensores: http://pedromachadott.pt/calcos-para-a-suspensao-traseira-2/1543/.
Com esta última maneira, por um lado estamos a colocar um calço por baixo do balão e por outro estamos também a fixar o sensor mais acima, portanto se o tamanho da peça do sensor e do calço forem iguais, o carro vai subir esse valor, e os balões continuam a andar exatamente como andavam (ao nível de estarem com a mesma quantidade de ar).
Obviamente que este subir tem limites…seja do balão em si, seja dos tubos de travão e dos sensores do ABS.
Agora tudo depende da configuração que se tem. Ou seja, estes calços/peças do sensor têm tipicamente 4 a 5 cm de altura. Se as molas que montar na frente derem ao carro mais 2 cm, ao colocar este KIT das duas uma: ou a traseira fica mais alta que a frente, ou então vai ser preciso recalibrar os sensores para não subirem tanto…o que vai fazer com que os balões andem menos cheios e como tal, o carro vai ficar mais ‘mole’.
Agora o que tenho no meu são molas (na frente) e amortecedores OME e na traseira o KIT para levantar o sensor + calços debaixo do balão. Depois de tudo montado liguei ao Nanocom e calibrei para ficar com a mesma altura.
Quanto ao carro estar mais ou menos rijo (que diz sentir), o que deve sentir é ao passar em buracos, lombras, etc, certo? Isto terá muito mais a ver com os amortecedores montados que com as molas ou balões.
É o amortecedor que vai contrariar o movimento do carro quando passamos num buraco.
A minha experiência é que com os amortecedores de origem o carro fica bastante confortável, quando se começa a alterar…é vbom saber o que estamos a fazer para não ficarmos desiludidos.
Uma vez mais, no meu caso coloquei molas na frente ‘Heavy duty’ que são as mais ‘rijas’ para compensar o peso extra do para-choques de ferro e do guincho. Depois coloquei nas quatro rodas amortecedores OME Nitrocharger Sport. Estes amortecedores são rijos…mas era o meu objetivo. Como faço muitas expedições, o carro tem de se comportar bem a andar a 70, 80, 90 KM/h ou mais fora de estrada, em piso degradado, sem fugir. Obviamente que isto teve como consequência o ficar mais rijo em estrada, mas para o que faço foi a opção mais correta.
E depois deste “testamento”…
Para o seu carro ficar menos rijo, terá de, na minha opinião, colocar uns amortecedores mais ‘light’.
A questão de, ao carregar no botão o carro não subir para a posição TT…algo está mal. Quando carrega surge alguma luz no tablier a piscar? Se nada acontece pode ser um problema ou no botão, ou nas ligações elétricas, uma vez que o sinal nem sequer chega à centralina. Se a luz surge e pisca, mas o carro não sobe, então o problema deve ser no conjunto balões, amortecedor, sensor. Um deles está a impedir o carro de subir. Se é isto que acontece pode tentar observar do lado de fora o que está a acontecer.
Quanto à altura do carro, para a subir tem de fazer o que eu já fiz, e que está explicado em cima. Para efeitos de comparação pode ver aqui algumas medições que fiz no meu carro: http://pedromachadott.pt/testes-a-diferentes-configuracoes-para-suspensao-traseira/986/.
Abraço.