A propósito de uma intervenção recente que levou à substituição da caixa de transferências (ver aqui), descobri agora que a nova caixa que foi instalada não tem o pino no topo para bloquear/desbloquear o bloqueio do diferencial central.
A expedição que irei fazer à Mauritânia (ver aqui) leva-me, devido ao elevado número de quilómetros que vamos fazer e à dureza de parte deles, a ter alguns cuidados especiais com o carro, e a efetuar algumas alterações/melhoramentos para tentar assegurar que a nossa progressão não compromete o grupo.
Foi com esta ideia em mente que comecei a estudar a possibilidade de montar (finalmente) o KIT para permitir o bloqueio do diferencial central. É uma questão que já estudei várias vezes mas, e sendo honesto, nunca montei porque nunca senti a necessidade e porque nunca me senti muito confortável com a solução.
Supostamente, todos os Discovery II até meados de 2001 têm o pino no topo da caixa de transferências, e os modelos de meados de 2001 até surgir o modelo apelidado de ‘facelift’ deixaram de ter esse pino na caixa. Nesse facelift a Land Rover decidiu voltar a colocar, como opcional, o bloqueio manual do diferencial central, e programou a ECU para ignorar os inputs do bloqueio (num Discovery II pré-facelift, se ligarmos o carro com o bloqueio ativo, acendem-se as luzes no tablier do ABS/TC e ficamos sem controlo de tração, apenas com bloqueio central; Se ligarmos o bloqueio com o carro já em funcionamento o controlo de tração continua a funcionar, e temos simultaneamente o bloqueio do diferencial central).
Existem várias soluções adotadas pelos utilizadores ao longo dos anos para ativar o bloqueio, mas a mais fiável parece ser a da Ashcroft, que basicamente pega num mecanismo dos modelos facelift – ver aqui. (nesta página está também indicado os números de série de várias caixa sde transferência, indicando se têm ou não o pino para ativação).
Mas voltemos ao meu problema…
A minha caixa de transferências foi recentemente trocada, e na altura eu tentei assegurar com a Autosueco que a caixa que iam montar tinha o pino para ativação do bloqueio. Foi-me dito que não tinha qualquer problema, pois todas têm isso (coisa que sabemos que não é bem assim, pois existiu uma série de carros que saiu com a caixa diferente).
Qual é o meu espanto, quando me fui deitar debaixo do carro para ativar o bloqueio com a famosa chave 10 para assegurar que tudo funcionava para depois encomendar o dito KIT da Ashcroft, e descobri que a caixa que foi montada não tem o dito pino!
Aqui estão duas imagens onde se pode ver a caixa com e sem o tal pino:
Já liguei para a Land Rover, a fim de se resolver o problema, mas realmente eu devo ser uma pessoa azarada nestas coisas… a pessoa que fazia o atendimento pós-venda ao cliente da Land Rover (um excelente profissional, por sinal, e que desde o primeiro dia se mostrou 5 estrelas em todas as intervenções que fiz na Autosueco – o Paulo Pato) “já não faz parte dos quadros da empresa”, como me informaram hoje, e o mecânico chefe (o Alfredo) encontra-se de férias até 16 de agosto… e como tal, tenho de aguardar o seu regresso para tentarmos resolver o problema.
Uma vez que vou para a Mauritânia a 25 de setembro…fico com pouco mais de um mês para encomendar o KIT (porque como é óbvio só encomendo depois de assegurar que a Land Rover resolve o problema), esperar que seja entregue e montar tudo! Um stress.
Bom, mas também sem stress de preparação nem era uma expedição a sério.
Sempre pensei nesta alteração……no entanto nunca cheguei a avançar…..ainda por cima me parece um pouco carota!!!
Pois, eu também nunca avancei, parte pelo valor e parte por incerteza das implicações…ou seja, o meu medo é que a programação do próprio TC seja diferente dos modelos facelift…na realidade o medo é que por alguma razão o TC ‘agarre’ as duas rodas do mesmo eixo, e depois como está o central bloqueado…algo vai ceder. Mas na realidade acho que o TC só ‘agarra’ uma roda de cada vez, logo isto deve estar salvaguardado.
Mas a decisão apareceu depois de, na reunião preparatório, ter ouvido relatos que quem tem montado (e não é só de ouvir dizer), e de me ter assegurado que realmente em areia nota-se uma grande diferença…ora se grande parte do ‘fun’ da viagem à Mauritânia vai ser areia e dunas, então pode ser uma boa altura para fazer a alteração.
Abraço.
Agora resta ver se a AutoSueco assume a coisa e arranja-me solução (parece-me que a única é ser trocada a caixa novamente, mas por uma que tenha o pino, como tinha a minha original!).