As caixas dos Land Rover, ou a problemática das caixas dos Land Rover?

Publicado por em 12 de Março de 2012

Quem conhece o mundo TT, e em especial o mundo Land Rover, conhece certamente os problemas associados à vedação (ou falta dela) no que toca à caixa de transferências e de velocidades. O que alguns conseguem apelidar de ‘normal’, para mim é uma falha estúpida na concepção das peças, e que roça quase o vergonhoso como é que ao longo de vários anos e de vários modelos diferentes, a Land Rover nunca resolveu o assunto.

O problema é tão sobejamente conhecido que fez surgir, ao longo dos anos, inúmeras piadas ou frases feitas atiradas seja por piada ou desdém (tipicamente por donos de carros de outras marcas), seja em alguns casos, numa espécie de autoflagelação que não consigo compreender pelos próprios donos dos Land Rover.
Frases como “Se não pinga, é porque está sem óleo”, ou “Um Land Rover não pinga óleo, marca território” são algumas das ‘pérolas’ que facilmente se encontram em qualquer fórum da especialidade.

No meu caso, deparei-me com a situação pela primeira vez em 2008 (cerca de 2 anos após a compra do carro). Comecei a notar algumas pingas de óleo no chão da garagem, e ingénuo decidi perguntar num dos fóruns que faço parte o que achavam que eu poderia verificar para tentar verificar de onde seria o problema. A resposta mais comum foi: todos deitam, é mesmo assim. Brilhante! Então o carro perde óleo e toda a gente acha normal… Bonito serviço.

Na altura foi diagnosticado problemas nos vedantes entre a caixa de velocidades e a caixa de transferências. “-Vedantes?”, perguntei eu, “-Sim, é uma coisa barata. O problema é que para os trocar temos de tirar as caixas fora, o que dá não sei quantas horas em mão-de-obra!”. Na altura, o porque o problema era bastante pequeno (e a carteira magra), decidi deixar para mais tarde e acabei por ir a Marrocos com aquilo assim. Grande erro. Além de ficar com o carro todo sujo (o óleo acumulado, com a deslocação de ar, sai todo e vem alojar-se na porta traseira, no apoio do pneu… e nos carros que vão atrás), a meio da viagem tive de acrescentar óleo, na oficina do ‘Gordito’ para poder continuar em segurança:

Pouco tempo depois tive mesmo de fazer a reparação.

E agora estamos em 2012, cerca de 3 anos volvidos, e estamos de volta ao mesmo… Tenho a caixa de velocidades babada, a caixa de transferências babada…
Estou a aguardar indicação da Land Rover, mas já estou a adivinhar que as duas caixas tenham de sair fora para trocar a porcaria dos vedantes…que coisa mais estúpida!

Por mais que tente não consigo mesmo perceber como é que isto se arrastou desde os primeiros modelos até, pelo menos, ao meu modelo. Como é possível que a marca, como outras fizeram, não alterasse o design dos vedantes?
Irrita-me solenemente… Ou então, falta-me o espírito. Resta saber se o espírito que me falta é o Land Rover, ou o de sacrifício.

9 Responses to As caixas dos Land Rover, ou a problemática das caixas dos Land Rover?

  1. Pedro Machado

    O problema parece estar resolvido. Foram desmontadas as caixas e trocados os vedantes, e foram ainda trocados os vedantes da cambota que também estavam a perder.

    A Autosueco diz que devo andar com o carro e voltar lá para uma avaliação, pois acham que de uma das zonas ainda pinga um bocadinho de óleo (supostamente, fizeram a operação indicada duas vezes porque acharam que esse perder poderia ser dos vedantes não estarem bons…). Para já não noto nada no chão da garagem.

    • Isaac Escapa

      Boas !!!!!

      Pedro, Parabéns pelos teus artigos estão muito porreiros agora aproveito para te perguntar se tens o problema do pingar das caixas resolvido definitivamente????
      Eu no Disco 300 que tive mandei encasquilhar a aço na zona da cavilha a minha caixa lt230 e resolvi o problema num torneiro mecanico .
      Abraço

      • Pedro Machado

        Olá, Isaac.

        Obrigado pelo apoio.
        Quanto às caixas, ficou ok…mas já sei que de X em X anos tenho de trocar os vedantes!
        No teu fizeste essa alteração à quanto tempo/km?

        Abraço.

        • Isaac Escapa

          Boas!!!
          Inicialmente como precisava de trocar a embraiagem aproveitei para vedar as “fugas” mas ao fim de 7 meses voltaram as ditas fugas, deixei andar a pingar mais 4 anos só que em viagens grandes como tu sabes, aparecia salpicos na porta da mala. Belo dia meti mãos á obra com o mecânico, como caixa R380 precisava das anilhas sicronizadoras as ditas foram substituidas e a Lt230 foi “analizada” na zona da dita cavilha o aluminio tava mesmo muito gasto e não havia orings que vedassem!!!
          Esta operação foi feita em 2011 aos 248000km vendi o Disco 300tdi em 2013 com 268000km e nunca mais pingou!!!! Agora tenho um Disco td5 de 2003 que tem as ditas fugas mas tou com pouca vontade de tirar a caixa vou deixar andar até um dia!!! Abraço desculpa o “testamento”

          • Pedro Machado

            Pois é Issac… a malta troca as peças, mas ao fim de alguns milhares de KM aquilo volta a deixar de vedar. O meu tem 150 mil e já tive de fazer essa operação 2 vezes. Grande seca!

            Abraço.

  2. Patrique

    Quanto custa em média mudar os ditos vedastes?!

    • Pedro Machado

      Caro Patrique,

      os vedantes em si, como peça, é muito barato. Aqui o problema é a mão-de-obra, uma vez que é necessário desmontar as caixas.
      Os valores dependem sempre do mecânico ou efetua o trabalho. Pode ser coisas para 400 euros, ou para 1000 euros, consoante o mecânico onde efetuar e o valor/hora que ele cobra e até (sim, é preciso muito cuidado com este último ponto porque a minha experiência é que nem sempre o mecânico com o valor/hora mais baixo é mais barato, porque cobra mais horas) as horas que precisa para a operação.

      Abraço.

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