Reparações pós-Mauritânia

Publicado por em 19 de Novembro de 2012

A viagem à Mauritânia foi dura para o Disco, e no regresso muita coisa teve de ser feita para assegurar que tudo continua a funcionar corretamente.

A lista entregue na Autosueco era relativamente extensa, e além do corriqueiro substituir de filtros e óleos (incluindo dos diferenciais) e o reapertar do chassis e componentes vitais que costumo fazer sempre após uma expedição, desta vez tiveram de ser feitas mais umas intervenções:

  • Poly do compressor do ar condicionado ‘agarrou’ e, posteriormente, o rolamento ‘gripou’, fazendo com que a correia se começasse a desfazer. Teve de levar o conjunto completo (compressor e nova correia).
  • Válvula wastegate faltava o pino que prende o mecanismo. O Alfredo (Autosueco) lá me arranjou um pino e colocou no lugar.
  • Carro a soluçar quando em esforço, com muita dificuldade em ultrapassar os 120 Km/h. Teve de levar a válvula do turbocompressor (PMK100130).
  • Desmontar os radiadores para limpar o capim/palha que lá se alojou. Como se a lista acima não bastasse, ao chegar a Lisboa a porta traseira decidiu não abrir mais e acabei por instalar um novo trinco.

E pronto, pensei eu…vai custar mas tem de ser para o ficar em condições. Mas afinal havia mais… Quando já estava tudo encaminhado, e as peças a serem montadas no carro, liga-me o Alfredo:  “[…] tem uma parte de uma cavilha partida dentro do diferencial da frente […]”, “ai é”, retorqui eu já a começar a perder a cor, “então mas isso é o quê?”, inquiri em tom ingénuo, mas já adivinhando a resposta que não queria ouvir, “isto é parte do interior do diferencial, portanto quer dizer que o resto da cavilha ainda lá está, mas se não fizer nada corre o risco de partir o resto e ter um problema ainda maior”.
Resultado, teve de levar o diferencial da frente. Saiu barata esta expedição, hein?

Ah, e a juntar a estas coisas urgentes, tenho a proteção do diferencial traseiro partida (os apoios laterais), mas a Asfir quer quase 70 euros (já com portes) para me enviar as duas peças, pelo que decidi não avançar com isto, e irei substituir a proteção por aquela que quis desde o inicio, uma QT (ver aqui) que fica um pouco mais cara, mas acho muito mais robusta.

4 Responses to Reparações pós-Mauritânia

  1. Rui Ferreira

    Olá Pedro
    Apesar de todas essas desgraças sei que continuas a achar que valeu a pena. Estou enganado?
    Um abraço,
    Rui Ferreira

    • Pedro Machado

      Claro que valeu! Aliás, estas coisas, e por muito que nos custe, fazem parte daquilo que considero ser obrigatório para continuar a assegurar que as viagens decorrem com o mínimo de problemas possíveis.
      Nós sabemos o que fazemos aos carros, e como tal, temos de os tratar bem!

      Um abraço Rui.
      Pedro Machado

  2. Daniel Reis

    Boa noite. Parabens por mais uma grande aventura. So faltam as fotos para comprovar que valeu mesmo apena . Um abraço.

    • Pedro Machado

      Obrigado, Daniel. Foi realmente uma grande aventura.

      Quanto às fotos, estou a preparar o artigo para começar a colocar no site…tem de ser aos poucos, vou colocar dia a dia, porque cada dia vou ter um pequeno relato, fotos e um vídeo.
      Em breve já colocarei online o dia 1.

      Abraço,

Responder a Rui Ferreira Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*